Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41166
Compartilhe esta página
Título: | Investigando as dificuldades na resolução de problemas e exercícios de divisão com alunos do ensino fundamental. |
Autor(es): | CASSIANO, Jéssica Fernanda de Albuquerque |
Palavras-chave: | Ensino fundamental; Divisão; Matemática - Problemas, questões, exercícios; Aprendizagem baseada em problemas |
Data do documento: | 1-Dez-2017 |
Citação: | CASSIANO, Jéssica Fernanda de Albuquerque. Investigando as dificuldades na resolução de problemas e exercícios de divisão com alunos do ensino fundamental. Caruaru: O Autor, 2017. |
Abstract: | É comum os alunos apresentarem dificuldades em divisão de números naturais, mas, no dia a dia, ao se deparar com situações que envolvam divisão, ele resolvem essas situações da forma que faz mais sentido para elas. Contudo, alguns até conseguem utilizar corretamente o algoritmo ao resolver questões de divisão, porém não sabe dar o significado para tal operação, em outras palavras, o aluno sabe fazer mais não sabe explicar. Identificar os entraves enfrentados pelos alunos nesse processo é essencial para o professor trabalhar no sentido de esclarecer todas as dúvidas surgidas durante o processo de aprendizagem. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo investigar as dificuldades de alunos do 6º ano do ensino fundamental em solucionar uma sequência de problemas e “contas secas” envolvendo a operação de divisão, evidenciar as estratégias utilizadas por eles na resolução dos problemas propostos e categorizar os erros cometidos. Os resultados dessa investigação mostram que, de uma forma geral, nos problemas a maior dificuldade deu-se no início da resolução, na compreensão e interpretação do que está sendo pedido. Já nas “contas secas”, a maioria dos erros ocorreram na execução da conta, isso pode se dar pelo fato de que nos exercícios não há muito o que interpretar, o desafio é encontrar a melhor estratégia, geralmente uma fórmula ou regra pronta. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41166 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CASSIANO, Jéssica Fernanda de Albuquerque.pdf | 3,31 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons