Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41166

Compartilhe esta página

Título: Investigando as dificuldades na resolução de problemas e exercícios de divisão com alunos do ensino fundamental.
Autor(es): CASSIANO, Jéssica Fernanda de Albuquerque
Palavras-chave: Ensino fundamental; Divisão; Matemática - Problemas, questões, exercícios; Aprendizagem baseada em problemas
Data do documento: 1-Dez-2017
Citação: CASSIANO, Jéssica Fernanda de Albuquerque. Investigando as dificuldades na resolução de problemas e exercícios de divisão com alunos do ensino fundamental. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: É comum os alunos apresentarem dificuldades em divisão de números naturais, mas, no dia a dia, ao se deparar com situações que envolvam divisão, ele resolvem essas situações da forma que faz mais sentido para elas. Contudo, alguns até conseguem utilizar corretamente o algoritmo ao resolver questões de divisão, porém não sabe dar o significado para tal operação, em outras palavras, o aluno sabe fazer mais não sabe explicar. Identificar os entraves enfrentados pelos alunos nesse processo é essencial para o professor trabalhar no sentido de esclarecer todas as dúvidas surgidas durante o processo de aprendizagem. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo investigar as dificuldades de alunos do 6º ano do ensino fundamental em solucionar uma sequência de problemas e “contas secas” envolvendo a operação de divisão, evidenciar as estratégias utilizadas por eles na resolução dos problemas propostos e categorizar os erros cometidos. Os resultados dessa investigação mostram que, de uma forma geral, nos problemas a maior dificuldade deu-se no início da resolução, na compreensão e interpretação do que está sendo pedido. Já nas “contas secas”, a maioria dos erros ocorreram na execução da conta, isso pode se dar pelo fato de que nos exercícios não há muito o que interpretar, o desafio é encontrar a melhor estratégia, geralmente uma fórmula ou regra pronta.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41166
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CASSIANO, Jéssica Fernanda de Albuquerque.pdf3,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons