Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41166
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SOUSA, Paulo Roberto Câmara de | - |
dc.contributor.author | CASSIANO, Jéssica Fernanda de Albuquerque | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-16T22:51:58Z | - |
dc.date.available | 2021-09-16T22:51:58Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-01 | - |
dc.date.submitted | 2021-09-16 | - |
dc.identifier.citation | CASSIANO, Jéssica Fernanda de Albuquerque. Investigando as dificuldades na resolução de problemas e exercícios de divisão com alunos do ensino fundamental. Caruaru: O Autor, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41166 | - |
dc.description.abstract | É comum os alunos apresentarem dificuldades em divisão de números naturais, mas, no dia a dia, ao se deparar com situações que envolvam divisão, ele resolvem essas situações da forma que faz mais sentido para elas. Contudo, alguns até conseguem utilizar corretamente o algoritmo ao resolver questões de divisão, porém não sabe dar o significado para tal operação, em outras palavras, o aluno sabe fazer mais não sabe explicar. Identificar os entraves enfrentados pelos alunos nesse processo é essencial para o professor trabalhar no sentido de esclarecer todas as dúvidas surgidas durante o processo de aprendizagem. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo investigar as dificuldades de alunos do 6º ano do ensino fundamental em solucionar uma sequência de problemas e “contas secas” envolvendo a operação de divisão, evidenciar as estratégias utilizadas por eles na resolução dos problemas propostos e categorizar os erros cometidos. Os resultados dessa investigação mostram que, de uma forma geral, nos problemas a maior dificuldade deu-se no início da resolução, na compreensão e interpretação do que está sendo pedido. Já nas “contas secas”, a maioria dos erros ocorreram na execução da conta, isso pode se dar pelo fato de que nos exercícios não há muito o que interpretar, o desafio é encontrar a melhor estratégia, geralmente uma fórmula ou regra pronta. | pt_BR |
dc.format.extent | 70p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Divisão | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Problemas, questões, exercícios | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.title | Investigando as dificuldades na resolução de problemas e exercícios de divisão com alunos do ensino fundamental. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SANTOS, Maria Lucivânia Souza dos | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700963D9&tokenCaptchar=03AGdBq27jRuKO9oH8Ui7gxx8xJl5ngpgRi7ryIGQx5FQCoR96YapWUwNDF4gnVoeFhxk_jjNZCwPpzgcgdCJBbCsHHnfq-MmGX_Nyb1vIaeKxAfGMAlF3cmJcE4HVsSkip9gz4FnC74Re2d1Oy-UO_f1YS4FU-HJWQg3ctyDoH1PJRVIc7qzwjoLXdN8lteH1QyY7m-mmisYa45-b0EnqkJ5HLzci2DKdNbeHEw1YmQDeBberteqdNQrpW4BwFnR2h0Zmjt8FCUwWWFBsuz9LhtQy7aU8SdJLKVXFxtRXPWYW6vuV8lSByetvao4qyVDM7hRrdQcLttk_SqMbCFrqhmsj-E-3tkzvN1Rqd5lQsiLosago9bWHsN86DkMxOgEzYBxgMnDaNF2qiuU8E0wL823oOzQkJ-oByKi5Vl84PldKR-mxXQYgqVSBVmC7QcKQ-iNCwhAhOaAoUWHSxy4aI7zPcl6by1tYlw | pt_BR |
dc.description.abstractx | It is common for students to have difficulties in dividing natural numbers, but in day-to-day situations when they encounter divisive situations, they solve these situations in the way that makes the most sense for them. However, some even manage to use the algorithm correctly when solving questions of division, but it does not know how to give meaning to such an operation, in other words, the student knows how to do more and does not know how to explain. Identifying the obstacles faced by students in this process is essential for the teacher to work in order to clarify all the doubts that have arisen during the learning process. In this sense, the present study had as objective to investigate the difficulties of 6th grade students in solving a sequence of problems and "dry accounts" involving the operation of division (by partition and by quotas), to show the strategies used by them in solving the problems proposed and categorizing the mistakes made. The results of this investigation show that, in general, in the problems the greatest difficulty occurred at the beginning of the resolution, in the understanding and interpretation of what is being requested. In "dry accounts", most errors occurred in account execution, this can be due to the fact that in exercises there is not much to interpret, the challenge is to find the best strategy, usually a formula or rule ready. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4440438J5&tokenCaptchar=03AGdBq24nLbNZlSkxuo9oZdNEHN-XcatyGwJr4a2HifniKIy-sfCS8wnyH96GFiweCCGKEO4Td68u7U_WjtQJhXlhULSEyxGj9VU7yon2i8TwkYS282pk0bLTYR6OnaTTxjN5XpLRsNpLGWpoASHaDDkZlRL0-pDJpf5rVtpiDeSJzTNQ-nfIhpHWmFdAnIxlVXIArVIgOBWRyCiI-VYcvRBY2X7FEBNN0Ar3XKRnDVvHI0jp0Z1n1Pnezk6ELeFKsT8NwAyMM6EIHjpjCB3As1589F08HG7Id6BlKot5lvyC7qbGUOlOpGmygdZTUzDuSGqHGUspRDEwB00ZUmWTQtBg6OOW4IVKFAgWAgTvwS3YK4DlEGCKLQXnEbO6aGHJpzVLp_hvH_UKlKJNHPZtJiZxljQ4XUHv6xenMgy4AITeHzCZKPuo0sZ64By0S_tec2lbwOUiGn8-UAs7XjcvrJtMeN3FE4Nv6Q | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CASSIANO, Jéssica Fernanda de Albuquerque.pdf | 3,31 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons