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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41164

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Título: Os significados de fração em livros didáticos de matemática: uma análise com base nos parâmetros curriculares nacionais.
Autor(es): BEZERRA, José Geraldo de Lima
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino; Frações; Livros didáticos; Currículos
Data do documento: 14-Ago-2017
Citação: BEZERRA, José Geraldo de Lima. Os significados de fração em livros didáticos de matemática: uma análise com base nos parâmetros curriculares nacionais. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: O objetivo deste trabalho foi identificar o conteúdo de fração presente numa coleção de livros didáticos de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental a partir dos significados apresentados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (BRASIL, 1998), a saber: parte-todo, razão, quociente e operador e tendo como Referencial Teórico a Teoria dos Campos Conceituais (VERGNAUD, 1993, 2009). Caracterizada como uma pesquisa qualitativa, utilizamos como subsídio para isso a realização de uma pesquisa sobre os estudos antecedentes com relação à abordagem dos significados em livros didáticos de Matemática e sobre a importância de tal recurso – o livro didático – no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, pudemos fazer a exposição dos significados apresentados pelos PCN e, por fim, a análise dos livros em comparação com o disposto nos PCN. Pudemos, com a análise, observar que a coleção não aborda todos os significados ao longo do texto do capítulo, mas que, ao observamos os exercícios, foi possível notar que eles eram apresentados na coleção, mas não era feito uma ressalva sobre ser um significado diferente dos já apresentados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41164
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

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