Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41164
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS JÚNIOR, Valdir Bezerra dos | - |
dc.contributor.author | BEZERRA, José Geraldo de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-15T00:33:54Z | - |
dc.date.available | 2021-09-15T00:33:54Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-14 | - |
dc.date.submitted | 2021-09-14 | - |
dc.identifier.citation | BEZERRA, José Geraldo de Lima. Os significados de fração em livros didáticos de matemática: uma análise com base nos parâmetros curriculares nacionais. Caruaru: O Autor, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41164 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho foi identificar o conteúdo de fração presente numa coleção de livros didáticos de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental a partir dos significados apresentados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (BRASIL, 1998), a saber: parte-todo, razão, quociente e operador e tendo como Referencial Teórico a Teoria dos Campos Conceituais (VERGNAUD, 1993, 2009). Caracterizada como uma pesquisa qualitativa, utilizamos como subsídio para isso a realização de uma pesquisa sobre os estudos antecedentes com relação à abordagem dos significados em livros didáticos de Matemática e sobre a importância de tal recurso – o livro didático – no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, pudemos fazer a exposição dos significados apresentados pelos PCN e, por fim, a análise dos livros em comparação com o disposto nos PCN. Pudemos, com a análise, observar que a coleção não aborda todos os significados ao longo do texto do capítulo, mas que, ao observamos os exercícios, foi possível notar que eles eram apresentados na coleção, mas não era feito uma ressalva sobre ser um significado diferente dos já apresentados. | pt_BR |
dc.format.extent | 43p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Frações | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Currículos | pt_BR |
dc.title | Os significados de fração em livros didáticos de matemática: uma análise com base nos parâmetros curriculares nacionais. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8011750T2&tokenCaptchar=03AGdBq27deThg0tL5vwCysSFt0dH8EHOM5n43UNh4JUQaKXXeo_GBQPORql-mD4-4Qf7bBVvGqFGLFzEgU10foe9OrEqycnXmhSJC16xPW-fVYHqU0cEeyR6l2rk2HPA2DK0dDkk5trg2qCTwUdhQQXPIM_W2_aBSUKwUcGCiIelr1O7cVx8AxNZI4Xh6mPEjjuCebAacSWzehM83a6jWTeMQmAewGRfIiP326zfp82JQyK4W0gSrkkcNyAsMP5wLb6hai80gt61WQDpVf3TwVmP8sYjwpCJugBtBi9X2Eb07strktk9xKgI_MGWqMonDN2gsO02pQDDCSmcRzuOUuIF8TpRwfh51-Nspq1uavB0XSsADSpe2-X3s1le8IC4t-6LayXf5ppX6dQDPTSaOZ1GO1yADB8pBQHxCfiOJYZz8qlRLa0LcVdhx0QkAotzXRuinWfBuzWvTvAwz78fZViVkvrbluaB7Sw | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4718419H6&tokenCaptchar=03AGdBq25wV6wJ5Ks8-msPLQdqwGgOd82g1y-bncGVVfZcqhuawwdMVO-UAo7ji1sU6PWOHGjM98PVUNukRlq6fon4cELtb6Xn1jW80vRUfJcilsDde0ZVSyDHySOBbmWzG32SeZFQJWunXC3sZ-po_doLzkxLZoZV8MHnUVVGvfKa3XBythGLRVouirNNeRDSgDG4Oy0LHFDQ3LbQQNpStbdbTunnA0Zy0O_bVDYubQv6aw_fZmoUd8pZ7LkIbKOYrAOiMEbH-yTbUlzQZK1bbgw2QYXrUdtwcE-yQQCmWJGUZJmEBdXoAiOwfrqg6TcfNw_Yc1TR6Q7PGpx5rdrFYHJe-AIkaeSrgfhUE1mbcmNeXuNq6WX7X0tJ2fMwA8wzoGfd7clnyn0FB1zjwW03yZqizpbMf_mD_dSp80WsNyk8X-2TBcJEAxOXVnhkn4CZY7eilH7HlT5OqiVlgpURjRsUS2KTDBMgig | pt_BR |
dc.description.abstractx | The aims of that work was identifying the fraction content of fraction present in a didactic books of Math’s collection of the final years of Elementary School from the meanings presented by National Curricular Parameters (NCP) (BRASIL,1998), to know: part-all, reason, quotient operator and having as Theoretical Framework and the Theory of Conceptual Fields (VERGNAUD,1993,2009). Characterized as a quality research, we utilize as subsidy for it the realization of a search about antecedent studies related to approach meanings in didactic books of Math and about the value of such resource – the didactic book – in the process of teaching and learning. Moreover, we could do the exhibition of the presented meanings by PCN and, lastly, the analysis of books in comparison with the provisions in the PCN. We could, with the analysis, observe that the collection did not address all the meanings along the text of the chapter, but, when we observe the exercises, was possible to note they were presented in the collection, however it was not made a reservation about being a different meaning of the previously exposed. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
BEZERRA, José Geraldo de Lima.pdf | 1,57 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons