Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41164

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS JÚNIOR, Valdir Bezerra dos-
dc.contributor.authorBEZERRA, José Geraldo de Lima-
dc.date.accessioned2021-09-15T00:33:54Z-
dc.date.available2021-09-15T00:33:54Z-
dc.date.issued2017-08-14-
dc.date.submitted2021-09-14-
dc.identifier.citationBEZERRA, José Geraldo de Lima. Os significados de fração em livros didáticos de matemática: uma análise com base nos parâmetros curriculares nacionais. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41164-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi identificar o conteúdo de fração presente numa coleção de livros didáticos de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental a partir dos significados apresentados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (BRASIL, 1998), a saber: parte-todo, razão, quociente e operador e tendo como Referencial Teórico a Teoria dos Campos Conceituais (VERGNAUD, 1993, 2009). Caracterizada como uma pesquisa qualitativa, utilizamos como subsídio para isso a realização de uma pesquisa sobre os estudos antecedentes com relação à abordagem dos significados em livros didáticos de Matemática e sobre a importância de tal recurso – o livro didático – no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, pudemos fazer a exposição dos significados apresentados pelos PCN e, por fim, a análise dos livros em comparação com o disposto nos PCN. Pudemos, com a análise, observar que a coleção não aborda todos os significados ao longo do texto do capítulo, mas que, ao observamos os exercícios, foi possível notar que eles eram apresentados na coleção, mas não era feito uma ressalva sobre ser um significado diferente dos já apresentados.pt_BR
dc.format.extent43p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFraçõespt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.titleOs significados de fração em livros didáticos de matemática: uma análise com base nos parâmetros curriculares nacionais.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8011750T2&tokenCaptchar=03AGdBq27deThg0tL5vwCysSFt0dH8EHOM5n43UNh4JUQaKXXeo_GBQPORql-mD4-4Qf7bBVvGqFGLFzEgU10foe9OrEqycnXmhSJC16xPW-fVYHqU0cEeyR6l2rk2HPA2DK0dDkk5trg2qCTwUdhQQXPIM_W2_aBSUKwUcGCiIelr1O7cVx8AxNZI4Xh6mPEjjuCebAacSWzehM83a6jWTeMQmAewGRfIiP326zfp82JQyK4W0gSrkkcNyAsMP5wLb6hai80gt61WQDpVf3TwVmP8sYjwpCJugBtBi9X2Eb07strktk9xKgI_MGWqMonDN2gsO02pQDDCSmcRzuOUuIF8TpRwfh51-Nspq1uavB0XSsADSpe2-X3s1le8IC4t-6LayXf5ppX6dQDPTSaOZ1GO1yADB8pBQHxCfiOJYZz8qlRLa0LcVdhx0QkAotzXRuinWfBuzWvTvAwz78fZViVkvrbluaB7Swpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4718419H6&tokenCaptchar=03AGdBq25wV6wJ5Ks8-msPLQdqwGgOd82g1y-bncGVVfZcqhuawwdMVO-UAo7ji1sU6PWOHGjM98PVUNukRlq6fon4cELtb6Xn1jW80vRUfJcilsDde0ZVSyDHySOBbmWzG32SeZFQJWunXC3sZ-po_doLzkxLZoZV8MHnUVVGvfKa3XBythGLRVouirNNeRDSgDG4Oy0LHFDQ3LbQQNpStbdbTunnA0Zy0O_bVDYubQv6aw_fZmoUd8pZ7LkIbKOYrAOiMEbH-yTbUlzQZK1bbgw2QYXrUdtwcE-yQQCmWJGUZJmEBdXoAiOwfrqg6TcfNw_Yc1TR6Q7PGpx5rdrFYHJe-AIkaeSrgfhUE1mbcmNeXuNq6WX7X0tJ2fMwA8wzoGfd7clnyn0FB1zjwW03yZqizpbMf_mD_dSp80WsNyk8X-2TBcJEAxOXVnhkn4CZY7eilH7HlT5OqiVlgpURjRsUS2KTDBMgigpt_BR
dc.description.abstractxThe aims of that work was identifying the fraction content of fraction present in a didactic books of Math’s collection of the final years of Elementary School from the meanings presented by National Curricular Parameters (NCP) (BRASIL,1998), to know: part-all, reason, quotient operator and having as Theoretical Framework and the Theory of Conceptual Fields (VERGNAUD,1993,2009). Characterized as a quality research, we utilize as subsidy for it the realization of a search about antecedent studies related to approach meanings in didactic books of Math and about the value of such resource – the didactic book – in the process of teaching and learning. Moreover, we could do the exhibition of the presented meanings by PCN and, lastly, the analysis of books in comparison with the provisions in the PCN. We could, with the analysis, observe that the collection did not address all the meanings along the text of the chapter, but, when we observe the exercises, was possible to note they were presented in the collection, however it was not made a reservation about being a different meaning of the previously exposed.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationMatemática - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BEZERRA, José Geraldo de Lima.pdf1,57 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons