Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41135

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCUNHA, Kátia Silva-
dc.contributor.authorSILVA, Rafaela Karine da-
dc.date.accessioned2021-09-09T02:56:30Z-
dc.date.available2021-09-09T02:56:30Z-
dc.date.issued2016-07-01-
dc.date.submitted2021-09-08-
dc.identifier.citationSILVA, Rafaela Karine da. Processo de ensino e aprendizagem na matemática mediada pelas TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação). Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41135-
dc.description.abstractA finalidade deste trabalho parte do pressuposto de evidenciar a importância de utilização das TICs nas aulas de matemática, podendo proporcionar mudanças na dinâmica da sala de aula, ao ensinar e aprender conteúdos, promovendo novas formas de envolvimento e motivação para os educandos. Esta pesquisa, é de natureza qualitativa, utilizou-se questionários para a produção de dados, em duas escolas da rede estadual de Pernambuco na cidade de Caruaru, com o objetivo de analisar os conhecimentos/concepções de professores de matemática em relação ao da TICs (Tecnologias da informação e comunicação) no processo ensino e aprendizagem, verificando se existem dificuldades, compreendendo as possibilidades e os limites das tecnologias. Através dessa analise verificou-se que a maioria desses professores não tiveram em sua formação inicial nenhuma formação para utilizar tecnologias em seu ambiente de trabalho e que em suas respectivas escolas também não obtiveram uma formação que pudessem os auxiliar para a inserção das TICs em suas aulas.pt_BR
dc.format.extent43p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.titleProcesso de ensino e aprendizagem na matemática mediada pelas TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação).pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coBARBOSA, Edelweis José Tavares-
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4387637Y7&tokenCaptchar=03AGdBq265mQb6cGYrAOirvr0wjgV9IbWqc-SWT1lgwK2IKvGG_1xMxE_1o2ey29THi3ojmXDArMJOB6RhSwNIxC2sFex8vSMtTL3kG6_IXS42yzayx91fSZpdcKreimITIXE-hcViPGzL99FHCX79tdB-Rj-AxfouNksGeNeNh3bMlPIZ8PG4y23uDXQNWG_bjI6N2-Hv0b6z6HPgPLBJZ-bdXxyQ4zp6trQIL9yUqgvX4kEL4NWeT3eKSAO6dm7b_BGXNkCjcR_Sf2wrTYgsuOzN8efQfGTDbpxKz0jM_2-9-skVNdI6Nr4m8uFo0NOv34-8I7BdKLUhbaP1JN4NE6ca08IKv4y9ojP-EqZVA7sNCTYWRYwHB2cDRwBqc3VVKAqbsIDlXQOr3kJZIuZB7RA1j-qej7UwvrvKViBsFcaHIzwxDZVCocIzTkmiJGeaGo9KgzDdT-1GJYrn3GRRCM3iYvkTf1I8_Qpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730855H2&tokenCaptchar=03AGdBq252OMkq3al7S8uNai8ZV_D-l3Z7doMKPLuzKsvihYLhDLjZE5sy3Ewdr33er8e10nOFI3w3b3EXo4VmuxrMVi1oVHZp9gnoH9ocGaIBc5fZ-hU4mTXl9Y--ldt6vk15LZMlK5ORCe3gchdl7GoiHoxb3VuvyHyP8PKk6uElF3LQHBQWMAFtAmB06QxU8AgCB2AVrQ9QnRup925BE2GPhcfs9rMCaoy_YmtA94YUOPGZB1QraqPRmOa9y1zml8ybzbDMx83cqLsUiwk7r0dNWdqnIUiAljFrRWXoSJGBteiMJFjvk3KQ7fvaEgjEP9sYg-TDLrVheQQWcaWNnSAnMPWr0XcSLRvrhhiqIVeTSLQ2GzFQJCSr9DNcrAQS5RfxglUcPazXId7wIkfSKWMxn3B1ifJwoViGsz-cXULD_rjiL3-LCsPTOcHpx-JzTiUG3Mw4Jurt73zwOX-rb0-jjKrioADdkgpt_BR
dc.description.abstractxThe purpose of this work assumes highlight the importance of using ICT in math classes and can provide changes in the dynamics of the classroom, the teaching and learning content, promoting new forms of involvement and motivation for learners. This research is qualitative in nature, it was used questionnaires for the production of data in two schools of the state of Pernambuco in the city of Caruaru, with the goal of analyzing the knowledge / mathematics teachers' conceptions in relation to the ICT ( information and communication technologies) in teaching and learning process, making sure that there are difficulties, including the possibilities and limits of the technology. Through this analysis it was found that most of these teachers were not in their initial training no training to use technology in the workplace and in their respective schools also did not receive training that could help them for the integration of ICT in their classes.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationMatemática - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4196184D5&tokenCaptchar=03AGdBq240MSN7xvXoLBM_lalUPzuGPaU3TGtOPrizYoafw1DBABHXYJZiLRd3v4dIGjKSkI-VOa46Z-618N5KtbxvfeFylyjR5NsB9o0Q37zMu3Bjj2uznpRgPdn9B1Jg5UMPfx75Qd6rHemRcPYziEQOCewDJyNGi1Z4GU8RjB5vTfLrfvzb1RQyiR0S_p_Zpbu_OedAkdvWYah7MgKi4komaNMB0Y80C9nXqPuQ0ktqdW-Z89BeK0jyJxerTIBKDwH8DuwSd-bQyV1UnZhkOixwt1ySU46-3Y8eWAGTvzl-cvNiYr54PEV4rbILzikZP7lF23tin_JmIfxyJkyJZdOpKNRRijZ9HKUq3Ob951pfEerw6k81ALQG7ERMgIfK6-7HaoDgbcQKlSp9uFS0BGg0Z6MKfhvD4axMk56bi_fE9rH4N-Gj5SM2LmdsQpujlC2p-NmieJr2-3lEC7dJlqCakppGVyoHBQpt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Rafaela Karine da.pdf2,03 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons