Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41027
Compartilhe esta página
Título: | O uso da criptografia no processo de ensino e aprendizagem em funções e matrizes no ensino médio. |
Autor(es): | SILVA, Paula Mirely Pereira da |
Palavras-chave: | Criptografia; Funções (Matemática); Matrizes (Matemática); Matemática - Estudo e ensino |
Data do documento: | 9-Dez-2015 |
Citação: | SILVA, Paula Mirely Pereira da. O uso da criptografia no processo de ensino e aprendizagem em funções e matrizes no ensino médio. Caruaru: O Autor, 2015. |
Abstract: | Este trabalho refere-se a um estudo sobre a contribuição da criptografia em relação aos conteúdos de Função e Matrizes no Ensino Básico. Trazendo um pouco da historicidade da Criptografia e a mesma relacionada aos conteúdos supracitados, foi observada a contribuição desta para o ensino aprendizagem dos alunos. Para isso, realizamos duas intervenções a partir da aplicação de duas atividades para 16 alunos de uma turma de 3º ano do ensino médio da Escola Cônego Fernando Passos de Passira-PE. Estes momentos de intervenção foram realizados para que os conceitos acerca dos conteúdos em questão fossem revistos, e assim posteriormente aplicados ao estudo de criptografia. A pesquisa foi desenvolvida a partir da abordagem qualitativo, evidenciando uma relação mais social com o individuo, analisando o seu discurso minunciosamente através da teoria de análise do discurso de Faircloug. A partir da ampliação das relações que a Matemática pode oferecer para o contexto social, verificamos que a Criptografia pode ser um facilitador no processo de Ensino Aprendizagem desde que os professores a utilizem de forma a complementar o ensino, ou seja, utilizando a Criptografia para auxiliar a ensino, tendo em vista que os alunos já tenham adquirido o conhecimento dos conteúdos. Dessa forma, a pesquisa contribui de um modo geral em relação a diversificar o Ensino Aprendizagem dos conteúdos em sala de aula, proporcionando o aluno a identificar dimensões diferentes do mesmo conteúdo onde ele pode ser utilizado para diversas formas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41027 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Paula Mirely Pereira da.pdf | 2,02 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons