Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41027
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CUNHA, Kátia Silva | - |
dc.contributor.author | SILVA, Paula Mirely Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-25T01:02:12Z | - |
dc.date.available | 2021-08-25T01:02:12Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-09 | - |
dc.date.submitted | 2021-08-24 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Paula Mirely Pereira da. O uso da criptografia no processo de ensino e aprendizagem em funções e matrizes no ensino médio. Caruaru: O Autor, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41027 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho refere-se a um estudo sobre a contribuição da criptografia em relação aos conteúdos de Função e Matrizes no Ensino Básico. Trazendo um pouco da historicidade da Criptografia e a mesma relacionada aos conteúdos supracitados, foi observada a contribuição desta para o ensino aprendizagem dos alunos. Para isso, realizamos duas intervenções a partir da aplicação de duas atividades para 16 alunos de uma turma de 3º ano do ensino médio da Escola Cônego Fernando Passos de Passira-PE. Estes momentos de intervenção foram realizados para que os conceitos acerca dos conteúdos em questão fossem revistos, e assim posteriormente aplicados ao estudo de criptografia. A pesquisa foi desenvolvida a partir da abordagem qualitativo, evidenciando uma relação mais social com o individuo, analisando o seu discurso minunciosamente através da teoria de análise do discurso de Faircloug. A partir da ampliação das relações que a Matemática pode oferecer para o contexto social, verificamos que a Criptografia pode ser um facilitador no processo de Ensino Aprendizagem desde que os professores a utilizem de forma a complementar o ensino, ou seja, utilizando a Criptografia para auxiliar a ensino, tendo em vista que os alunos já tenham adquirido o conhecimento dos conteúdos. Dessa forma, a pesquisa contribui de um modo geral em relação a diversificar o Ensino Aprendizagem dos conteúdos em sala de aula, proporcionando o aluno a identificar dimensões diferentes do mesmo conteúdo onde ele pode ser utilizado para diversas formas. | pt_BR |
dc.format.extent | 78p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Criptografia | pt_BR |
dc.subject | Funções (Matemática) | pt_BR |
dc.subject | Matrizes (Matemática) | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | O uso da criptografia no processo de ensino e aprendizagem em funções e matrizes no ensino médio. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SILVA, Maria do Desterro Azevedo da | - |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4366219P6&tokenCaptchar=03AGdBq24gGKZNBLbEJ_inpp98Le6I1YpUtP5vtWre7ztpcaRpa5R0wvi2TSH9UxnJWeu8IYa-vymrFAprXpQwesIWKSz0nPyWxBiglwB75ski78B2y9s07FY9Giu4AyZ8mTi_3zFlkJZnMGiEM0pwELoNzKokX_mP2p6J2RIkAXizyfN4HuBaJ_Z5ReV4ccdfKhMjse4j2DuVZToZLcVysRzm75GSbhQy-HSRApBhJNb03-85YUD_nKdY1VkS4izgxftGq4f8cwQmFfUlZQNKQncpD5l8LceExKfYU9tHT0lTpoT_xP1UxiC1cafQKJK-bioijp5vHBIYJnd5rmaClRvGKJdwvNdIjErcn1aqGSK6vpFABsrmafYLv6yoawO96X498aLiemJ5wcD6UyKvSA9v0tXpe2IcXaGI4_F42Wa9IMZVEyj6Afkt0BLeV2xQ8lERyJLSI2S3viWtTMQfvZyiKWFE5j64eQ | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730855H2&tokenCaptchar=03AGdBq26uTBJch2NDLNMPoBRlNBwxNaBe_dBv2AA_ORBHYZB0GCZD6ydOVkq55GMfTktByOREDjtuFMouC3mVZ1CwVOZlIybEWL60pqsJaAnwLlPXHqt0SapV-uuEQJW6o0OOeC5o3X63xtXwPyh5DCZBX1KO_mmjkbkXOqs_PHfPLts8Ih4L4fFDOhRgwc15kf_4A4J8SRh9y6z4XVFloZYd7eTozsEGy67MAP42dg0VbPU7GAs5CdHtU0QbvA2_S-UvKXBgIyVzbHXgFCTU1b36GBkIJsT6WAv-M9EAYrD5EUpFJSc6x0DsJPwx4dm9sxOz8UeXMiVwv7dK6LBnaiWsLfXHplfWHP2LyU345K9LW_9zqSPshaTRlWs6J2lIdo85m0ixPXIczofBCg5JWqzj6zUsepF58yrfgEeNn3N0OA5-sCHgvJfKjq8Ag6muZVKZyshmgMCklmQvhfQ6gVp19xcR1rABtg | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work refers to a study about the contribution of the encryption in relation to the function of content and matrices in basic education. Bringing a bit of the historicity of encryption and the same related to the above content, was observed the same contribution to the teaching and learning of students. For this, we made two interventions from the application of two activities for 16 students in a class of third year of high school at the School Cônego Fernando Passos in Passira-PE. These intervention moments were carried out so that the concepts about the content in question were reviewed, and so were later applied to the encryption of study. The research was developed from a qualitative approach, showing a more social relationship with the individual, analyzing his speech by analyzing theory of Faircloug . From the expansion of relations that mathematics can offer to the social context, we find that encryption can be a facilitator in the learning process of teaching if the teachers to use in order to complement teaching, ie using encryption to help the school, in order that students have already acquired knowledge of the contents. Thus, the research contributes in general in relation to diversify the teaching and learning of the contents in the classroom, providing students to identify different dimensions of the same content where it can be used for various forms. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4298172A2&tokenCaptchar=03AGdBq24gtM8ihc_9FlMx5gAcet0EUf1PYad0_v0kNGsDh1y4rlClCaLG3TK8t3NMyEtPNn48AUX83uWLd1aG7xh9ORXXuOmgGfBcMBlYVbMqXgwcBylKDa-suFBIS1rzB5kF-a6hoPxOeiR45enea_HzYPqvfV0i28QSqu0Tf677urpV5XIRTWKGcnCg4GucdW-aTcYcQ6bQHlphhuKCd6qVIIbWU_4gr0RYmrWiqe02gmylgNXQeZuG9zmGDGBOs5EMrIVPNHPaIvA2QYeOci7rZyczf8edD70Rd_mKSvR4k4FhJaQRnrTCPGBU-pRclxfRNUk8rmxmoHsrf4GsM6R60ePkYAqODYNPODc3itnXrjQr_AciwpzbLS-KCydI8crTsbdDO9pHmZO1MZKSiK_BEZhaoAw0-GsWRD4_AmU0Zen3RJQk5VGt5zynH_leXaKixInyMAzAaEsLmZhd3x6vuZLHZnHm7A | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Paula Mirely Pereira da.pdf | 2,02 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons