Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40976

Share on

Title: Uma análise das produções sobre o GEOGEBRA nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM).
Authors: SILVA, Claudiane Galvão da
Keywords: Encontro Nacional de Educação Matemática; Tecnologia da informação; GeoGebra (Software)
Issue Date: 17-Jan-2015
Citation: SILVA, Claudiane Galvão da. Uma análise das produções sobre o GEOGEBRA nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). Caruaru: O Autor, 2015.
Abstract: Esse trabalho almeja colaborar para a reflexão do uso das tecnologias em sala de aula, enfatizando o papel que a geometria dinâmica tem adquirido no contexto de Geometria assistida por computador, tendo como destaque o software GeoGebra que com sua facilidade de manuseio, disponibilidade gratuita e suas potencialidades se mostra uma eficiente ferramenta de apoio ao ensino-aprendizagem da matemática. A pesquisa é resultado de uma investigação e análise bibliográfica, sobre artigos relacionados ao uso do GeoGebra, publicados nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática, ENEM. Centraremos nossa pesquisa nos dois últimos ENEM, o X e o XI, pela ausência desse tema nos anteriores, totalizando 59 artigos. utilizamos como metodologias a bibliometria e a análise de conteúdo dos títulos e trabalhos. A finalidade da pesquisa é categorizar essas produções quanto ao tipo, região de origem, nível de escolaridade e identificar e analisar as principais preocupações dos autores em relação ao uso do GeoGebra como recurso metodológico. Encontramos trabalhos referentes a todos os níveis de escolaridade da Educação Básica deparando-nos, na grande maioria das vezes, com um resultado satisfatório com relação ao uso do Geogebra utilizado como ferramenta pedagógica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40976
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVA, Claudiane Galvão da.pdf1,16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons