Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40976

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Simone Moura-
dc.contributor.authorSILVA, Claudiane Galvão da-
dc.date.accessioned2021-08-16T23:58:17Z-
dc.date.available2021-08-16T23:58:17Z-
dc.date.issued2015-01-17-
dc.date.submitted2021-08-16-
dc.identifier.citationSILVA, Claudiane Galvão da. Uma análise das produções sobre o GEOGEBRA nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). Caruaru: O Autor, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40976-
dc.description.abstractEsse trabalho almeja colaborar para a reflexão do uso das tecnologias em sala de aula, enfatizando o papel que a geometria dinâmica tem adquirido no contexto de Geometria assistida por computador, tendo como destaque o software GeoGebra que com sua facilidade de manuseio, disponibilidade gratuita e suas potencialidades se mostra uma eficiente ferramenta de apoio ao ensino-aprendizagem da matemática. A pesquisa é resultado de uma investigação e análise bibliográfica, sobre artigos relacionados ao uso do GeoGebra, publicados nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática, ENEM. Centraremos nossa pesquisa nos dois últimos ENEM, o X e o XI, pela ausência desse tema nos anteriores, totalizando 59 artigos. utilizamos como metodologias a bibliometria e a análise de conteúdo dos títulos e trabalhos. A finalidade da pesquisa é categorizar essas produções quanto ao tipo, região de origem, nível de escolaridade e identificar e analisar as principais preocupações dos autores em relação ao uso do GeoGebra como recurso metodológico. Encontramos trabalhos referentes a todos os níveis de escolaridade da Educação Básica deparando-nos, na grande maioria das vezes, com um resultado satisfatório com relação ao uso do Geogebra utilizado como ferramenta pedagógica.pt_BR
dc.format.extent61p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEncontro Nacional de Educação Matemáticapt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectGeoGebra (Software)pt_BR
dc.titleUma análise das produções sobre o GEOGEBRA nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM).pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4385032T6&tokenCaptchar=03AGdBq277tGX95xR9QXqmLKESLNAEloHyx0KBOswlsn3RQKJC5ZrUd_HBhL5FDbTP8V-smKanXGeMZpec5vTz4vA988xUDi_jPQnr-1CCOD3N4AF8xG02zN-PfFO-uUutHsam9kCYEeZpMHL9ChMn98An-dXgM7esawCnoBTN3-Fp85X8ofSYJ5ZoCD21YrzvY_AQdcWV9piaW02bgy1sEmYQ1JHownx4aL5PuAPKNcbUWYZgiYwEdiMdpHC-TfgAcBdnJH3fU5Npoke1NBa7wxx2IS7HHzu7mpzy6Unuu7ZAF-zrMy6_Heh0FBZky_gpje-9QKWuGd7tcseDcL6i1nKQtySbsRB8eGF1dMGDAlo16u4zyiI2uL6I0a6HBs6G5cmWnUOa4cgoc3QsMmW5QdROp2298eW2-CTlik5XQhfCZa99XI_mRPx986tyaUAzpO1Dq-ei6aP3ay7Or4tF_9vqzaUEuCnQDQpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4428906U1&tokenCaptchar=03AGdBq26VgupNmJ3_0LoRFnMJCZZTTmSnC3j6LMsPgOjgAl373GqpuFu31PkJLud9bkcgF5af1WqhBoofZ8FDqU2YyON1_qdSDlF9gW2OSlWb6Jg-nWNgj478AufYASNPXSCtW5P0fDNEqdP_pJ8UZvlvQjtSUbyTqf4z2XBOVEOAdyqxtNColoktXzFa6mvsqAjm7imZ-gQc-8-a9Ee7PLpCxbt5y9BrxqmmTfNXoF0wmL4rEcgJnBTscuCJ9jZ7h5bmaPJoddGb-RZNn-cqEkWWzpf5Qju_XggZJWZpYIthe2nbjAWJFBz1WnyBwstJDkLdSycdurrPmi9DaleQ0CnSRFhBg66FqwwB3Ng7B_7U2Jb97Kl0MWJL8Upqk5-4w68DL5lFIfs8W5Qidzos6JR5p9KJjQCaYOFvPWo7cPYimTzxIRkjDfCrTLNWpodAnEqWgpbiVV2x5p772min7b0gdHqUNvALQQpt_BR
dc.description.abstractxThis work aims to contribute to the reflection of the use of technology in the classroom, emphasizing the role that dynamic geometry has acquired in the geometry context computer-assisted, with the highlight the GeoGebra software with its ease of use, free availability and its potential shown an effective tool to support the teaching and learning of mathematics. The research is the result of research and literature review on articles related to use of GeoGebra, published in the proceedings of the National Meeting of Mathematics Education, ENEM. We will focus our research in the last two ENEM, X and XI, the absence of this issue in previous totaling 59 articles. We use methodologies as bibliometrics and content analysis of titles and jobs. The purpose of the research is to categorize these productions as the type, region of origin, level of education and to identify and analyze the main concerns of the authors regarding the use of GeoGebra as a methodological resource. We find work on all grade levels of basic education running into us, in most cases, with a satisfactory outcome with respect to the use of Geogebra used as a pedagogical tool.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationMatemática - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Claudiane Galvão da.pdf1,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons