Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40966
Share on
Title: | Avaliação diagnóstica e processual na Sala de Aula Invertida : uma experiência didática no ensino de Genética |
Authors: | OLIVEIRA, Nicanor Valério de |
Keywords: | Biologia – estudo e ensino; Avaliação da aprendizagem; Genética – estudo e ensino; Metodologias ativas |
Issue Date: | 18-Dec-2020 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | OLIVEIRA, Nicanor Valério de. Avaliação diagnóstica e processual na Sala de Aula Invertida: uma experiência didática no ensino de Genética. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2020. |
Abstract: | O presente trabalho realiza um estudo sobre o processo de avaliação da aprendizagem ocorrido no contexto da implantação da Sala de Aula Invertida (SAI) em turma de Biologia no Ensino Médio. O propósito deste trabalho consiste em construir um manual de orientação teórico-metodológica diagnóstico-processual a partir de uma sequência didática aplicável, com a utilização da metodologia da SAI, visando analisar a contribuição da avaliação diagnóstica processual como maximizadora do processo de aprendizagem dos estudantes, no ensino de genética (1ª lei de Mendel). Para tanto, usando uma abordagem qualitativa e com perfil exploratório e explicativo, o presente trabalho utiliza, com procedimento metodológico de coleta de dados, a revisão da literatura, por isso, foi realizada uma ampla revisão bibliográfica sobre a temática da avaliação e metodologias ativas de aprendizagem, análise de 15 trabalhos acadêmicos sobre a temática citada e a construção de um quadro comparativo destes trabalhos. Foi possível constatar contribuições e os desafios da avaliação diagnóstica e processual no contexto de turmas onde a sala de aula invertida está sendo aplicada, bem como a distância entre o discurso teórico e as práticas de avaliação na escola. A autonomia e independência intelectual que as metodologias ativas de aprendizagem sugerem apontam para a necessidade de processos avaliativos que superem a ideia de classificação e seleção e promovam efetivo desenvolvimento dos alunos e maior envolvimento dos docentes no processo de aprendizagem dos educandos, por meio de práticas de avaliação que promovam diagnose da realidade dos estudantes com relação ao seu desenvolvimento e busquem as intervenções que se fizerem necessárias. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40966 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Nicanor Valério de Oliveira.pdf | 1,76 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License