Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40966

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRIBEIRO, Ernani Nunes-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Nicanor Valério de-
dc.date.accessioned2021-08-16T13:59:23Z-
dc.date.available2021-08-16T13:59:23Z-
dc.date.issued2020-12-18-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Nicanor Valério de. Avaliação diagnóstica e processual na Sala de Aula Invertida: uma experiência didática no ensino de Genética. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40966-
dc.description.abstractO presente trabalho realiza um estudo sobre o processo de avaliação da aprendizagem ocorrido no contexto da implantação da Sala de Aula Invertida (SAI) em turma de Biologia no Ensino Médio. O propósito deste trabalho consiste em construir um manual de orientação teórico-metodológica diagnóstico-processual a partir de uma sequência didática aplicável, com a utilização da metodologia da SAI, visando analisar a contribuição da avaliação diagnóstica processual como maximizadora do processo de aprendizagem dos estudantes, no ensino de genética (1ª lei de Mendel). Para tanto, usando uma abordagem qualitativa e com perfil exploratório e explicativo, o presente trabalho utiliza, com procedimento metodológico de coleta de dados, a revisão da literatura, por isso, foi realizada uma ampla revisão bibliográfica sobre a temática da avaliação e metodologias ativas de aprendizagem, análise de 15 trabalhos acadêmicos sobre a temática citada e a construção de um quadro comparativo destes trabalhos. Foi possível constatar contribuições e os desafios da avaliação diagnóstica e processual no contexto de turmas onde a sala de aula invertida está sendo aplicada, bem como a distância entre o discurso teórico e as práticas de avaliação na escola. A autonomia e independência intelectual que as metodologias ativas de aprendizagem sugerem apontam para a necessidade de processos avaliativos que superem a ideia de classificação e seleção e promovam efetivo desenvolvimento dos alunos e maior envolvimento dos docentes no processo de aprendizagem dos educandos, por meio de práticas de avaliação que promovam diagnose da realidade dos estudantes com relação ao seu desenvolvimento e busquem as intervenções que se fizerem necessárias.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiologia – estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectGenética – estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.titleAvaliação diagnóstica e processual na Sala de Aula Invertida : uma experiência didática no ensino de Genéticapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6347608537140772pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5828186266951171pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.description.abstractxThe present work carries out a study on the learning evaluation process that took place in the context of the implementation of the Inverted Classroom (SAI) in a Biology class in High School. The purpose of this work is to build a diagnostic-procedural theoretical-methodological guidance manual from an applicable didactic sequence, using the SAI methodology, aiming to analyze the contribution of procedural diagnostic evaluation as a maximizer of the students' learning process, in teaching genetics (1st law of Mendel). To this end, using a qualitative approach and with an exploratory and explanatory profile, the present work uses, with a methodological procedure of data collection, the literature review, therefore, a wide bibliographic review was carried out on the theme of evaluation and active methodologies of learning, analysis of 10 academic works on the aforementioned theme and the construction of a comparative table of these works. It was possible to verify contributions and challenges of diagnostic and procedural assessment in the context of classes where the inverted classroom is being applied, as well as the distance between the theoretical discourse and the assessment practices at school. The autonomy and intellectual independence that the active learning methodologies suggest point to the need for evaluation processes that go beyond the idea of classification and selection and promote effective student development and greater involvement of teachers in the students' learning process, through practices of evaluations that promote a diagnosis of the students' reality in relation to their development and seek the interventions that are necessary.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Nicanor Valério de Oliveira.pdf1,76 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons