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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40966
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Título : | Avaliação diagnóstica e processual na Sala de Aula Invertida : uma experiência didática no ensino de Genética |
Autor : | OLIVEIRA, Nicanor Valério de |
Palabras clave : | Biologia – estudo e ensino; Avaliação da aprendizagem; Genética – estudo e ensino; Metodologias ativas |
Fecha de publicación : | 18-dic-2020 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | OLIVEIRA, Nicanor Valério de. Avaliação diagnóstica e processual na Sala de Aula Invertida: uma experiência didática no ensino de Genética. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2020. |
Resumen : | O presente trabalho realiza um estudo sobre o processo de avaliação da aprendizagem ocorrido no contexto da implantação da Sala de Aula Invertida (SAI) em turma de Biologia no Ensino Médio. O propósito deste trabalho consiste em construir um manual de orientação teórico-metodológica diagnóstico-processual a partir de uma sequência didática aplicável, com a utilização da metodologia da SAI, visando analisar a contribuição da avaliação diagnóstica processual como maximizadora do processo de aprendizagem dos estudantes, no ensino de genética (1ª lei de Mendel). Para tanto, usando uma abordagem qualitativa e com perfil exploratório e explicativo, o presente trabalho utiliza, com procedimento metodológico de coleta de dados, a revisão da literatura, por isso, foi realizada uma ampla revisão bibliográfica sobre a temática da avaliação e metodologias ativas de aprendizagem, análise de 15 trabalhos acadêmicos sobre a temática citada e a construção de um quadro comparativo destes trabalhos. Foi possível constatar contribuições e os desafios da avaliação diagnóstica e processual no contexto de turmas onde a sala de aula invertida está sendo aplicada, bem como a distância entre o discurso teórico e as práticas de avaliação na escola. A autonomia e independência intelectual que as metodologias ativas de aprendizagem sugerem apontam para a necessidade de processos avaliativos que superem a ideia de classificação e seleção e promovam efetivo desenvolvimento dos alunos e maior envolvimento dos docentes no processo de aprendizagem dos educandos, por meio de práticas de avaliação que promovam diagnose da realidade dos estudantes com relação ao seu desenvolvimento e busquem as intervenções que se fizerem necessárias. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40966 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
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