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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40936
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Título: | Mergulhando no universo das incertezas : Literatura Infantil e Probabilidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
Autor(es): | SANTOS, Emilly Rayane Moura Diniz |
Palavras-chave: | Matemática – Probabilidade – Ensino e Aprendizagem; Matemática – Ensino Fundamental; Literatura Infantil – Matemática; UFPE – Pós-graduação |
Data do documento: | 5-Mai-2021 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SANTOS, Emilly Rayane Moura Diniz. Mergulhando no universo das incertezas: Literatura infantil e Probabilidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | O presente estudo tem como objetivo investigar diferentes demandas cognitivas de Bryant e Nunes (2012) para a construção do conceito de Probabilidade na relação entre literatura infantil e compreensões de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. Foi desenvolvida uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, com vistas a atingir três objetivos específicos, sendo eles: analisar catálogos de literaturas infantis e as respectivas literaturas infantis concernentes as noções probabilísticas; discutir as características de uma literatura infantil estruturada à luz das demandas cognitivas de Bryant e Nunes (2012) sobre Probabilidade; e, investigar as compreensões dos estudantes no uso da literatura infantil articulada às demandas cognitivas de Bryant e Nunes (2012) sobre aleatoriedade, espaço amostral e comparação/quantificação de probabilidades. Os resultados sobre as análises dos catálogos das editoras, indicam que dos 175 livros que apresentaram temáticas relacionadas à matemática, apenas 2 abordam noções relacionadas à Probabilidade. A exploração documental dessas duas literaturas infantis, indicaram a presença de várias noções referentes as demandas cognitivas, entretanto, percebeu-se diversas fragilidades conceituais, que impossibilitaram seu uso no desenvolvimento dessa pesquisa. O desenvolvimento do livro infantil O Clubinho, considerou aspectos matemáticos e linguísticos, caracterizando-se como livro de histórias, com foco em conteúdos curriculares, considerando as demandas cognitivas de Bryant e Nunes (2012). Por fim, as entrevistas realizadas com estudantes do 5º ano, evidenciaram compreensões desde as mais intuitivas até as mais complexas acerca das demandas cognitivas; sobre a aleatoriedade, apresentaram compreensões adequadas sobre as noções de incerteza, justiça e equidade e os diferentes tipos de eventos aleatórios, e dificuldades com a noção de independência de eventos; sobre o espaço amostral apresentam facilidade no levantamento de resultados individuais, e dificuldades nos resultados compostos e agregados; sobre a comparação/quantificação de probabilidades, apresentaram dificuldades em calcular probabilidades, pela necessidade de aplicar o raciocínio proporcional, e maior facilidade em comparar probabilidades pela possibilidade de aplicar a relação mais/menos; e, sobre a linguagem probabilística as estudantes mobilizam diferentes linguagens, como a linguagem verbal, numérica e simbólica, e se destaca o avanço qualitativo da mobilização das expressões verbais e numéricas durante a entrevista, em que passam a aplicar de forma adequada essas expressões específicas da Probabilidade. As considerações finais desse estudo, apontam a escassez de literaturas infantis que se proponham desenvolver compreensões probabilísticas, e denunciam as fragilidades apresentadas por muitos desses recursos; aponta que o livro de histórias, O Clubinho, desenvolvido nesse estudo contribui para a exploração de noções probabilísticas em situações pertinentes ao contexto infantil e rompe com a abordagem focada apenas nos procedimentos de cálculo; e por fim, consideramos que a leitura do livro e a vivência das histórias, facilitou a mobilização de variadas noções probabilísticas ligadas as demandas cognitivas, bem como a presença das ilustrações que exploram diversos sinais para expressar ideias apoiando variadas estratégias de resolução. Portanto, defendemos que a literatura infantil permite a partilha de significados dos conceitos envolvidos, pois a oralidade dá suporte de significação aos conceitos matemáticos, sendo necessário se familiarizar com a linguagem e os símbolos para encontrar sentidos no que lê e escreve. |
Descrição: | SANTOS, Emilly Rayane Moura Diniz também é conhecida em citações bibliográficas por: DINIZ, Emilly Rayane Moura. CARVALHO, José Ivanildo Felisberto de, também é conhecido em citações bibliográficas por: FELISBERTO DE CARVALHO, José Ivanildo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40936 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
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