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Título : Nove presidentes e um mercado : a influência ideológica no comércio exterior brasileiro (1974-2018)
Autor : OLIVEIRA, Stéphanie Moura de
Palabras clave : Ciência Política; Temáticas comerciais; Política exterior – Temáticas integracionistas; Cunho comercial; Distinções paradgmática – Ideologia dos governos
Fecha de publicación : 18-nov-2020
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : OLIVEIRA, Stéphanie Moura de. Nove presidentes e um mercado: a influência ideológica no comércio exterior brasileiro (1974-2018). 2020. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumen : Essa dissertação analisa a tendência dos governantes brasileiros, de 1974 a 2018, de buscar maior integração comercial com os demais países. É fato que nas últimas décadas o Brasil tem apresentado notável crescimento e inserção na economia mundial, e as decisões finais de política comercial se tornam evidentes por meio dos discursos dos presidentes, chanceleres e respectivos representantes. Desse modo, o trabalho investiga, através dos discursos presentes nas Resenhas de Política Exterior do Brasil, a presença de termos relacionados às temáticas comercial e integracionista, bem como as expressões afins. Nossa hipótese gira em torno da indagação levantada por Onuki e Oliveira (2006), de que governos de centro e direita são mais propensos a uma integração de cunho comercial. O objetivo principal é o de perceber a presença ideológica em torno da elaboração dos pronunciamentos de Política Externa Brasileira relativos à temática comercial ao longo do período estudado.Para tanto, foirealizada uma análise de conteúdo dos discursos, através da qual e das distinções paradigmática e ideológica dos governos, foi possível observar as tendências das políticas comerciais adotadas em cada ano estudado. Com a análise, verificamos que é possível comprovar a afirmação que rege a pesquisa, uma vez que, através da contagem dos bigramas comércio-integração, pudemos perceber que, de fato, governos de centro-direita refletem em seus discursos maior propensão a uma integração de cunho comercial que os de esquerda.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40932
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciência Política

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