Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40932

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMEDEIROS, Marcelo de Almeida-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Stéphanie Moura de-
dc.date.accessioned2021-08-11T15:21:18Z-
dc.date.available2021-08-11T15:21:18Z-
dc.date.issued2020-11-18-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Stéphanie Moura de. Nove presidentes e um mercado: a influência ideológica no comércio exterior brasileiro (1974-2018). 2020. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40932-
dc.description.abstractEssa dissertação analisa a tendência dos governantes brasileiros, de 1974 a 2018, de buscar maior integração comercial com os demais países. É fato que nas últimas décadas o Brasil tem apresentado notável crescimento e inserção na economia mundial, e as decisões finais de política comercial se tornam evidentes por meio dos discursos dos presidentes, chanceleres e respectivos representantes. Desse modo, o trabalho investiga, através dos discursos presentes nas Resenhas de Política Exterior do Brasil, a presença de termos relacionados às temáticas comercial e integracionista, bem como as expressões afins. Nossa hipótese gira em torno da indagação levantada por Onuki e Oliveira (2006), de que governos de centro e direita são mais propensos a uma integração de cunho comercial. O objetivo principal é o de perceber a presença ideológica em torno da elaboração dos pronunciamentos de Política Externa Brasileira relativos à temática comercial ao longo do período estudado.Para tanto, foirealizada uma análise de conteúdo dos discursos, através da qual e das distinções paradigmática e ideológica dos governos, foi possível observar as tendências das políticas comerciais adotadas em cada ano estudado. Com a análise, verificamos que é possível comprovar a afirmação que rege a pesquisa, uma vez que, através da contagem dos bigramas comércio-integração, pudemos perceber que, de fato, governos de centro-direita refletem em seus discursos maior propensão a uma integração de cunho comercial que os de esquerda.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiência Políticapt_BR
dc.subjectTemáticas comerciaispt_BR
dc.subjectPolítica exterior – Temáticas integracionistaspt_BR
dc.subjectCunho comercialpt_BR
dc.subjectDistinções paradgmática – Ideologia dos governospt_BR
dc.titleNove presidentes e um mercado : a influência ideológica no comércio exterior brasileiro (1974-2018)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8664721000667212pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2986573450358373pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia Politicapt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation analyzes the tendency of Brazilian government officials, from 1974 to 2018, to seek greater commercial integration with other countries. It is a fact that in the last decades Brazil has shown remarkable growth and insertion in the world economy, and the final decisions of commercial policy become evident through the speeches of the presidents, chancellors and respective representatives. Thus, the work investigates, through the speeches present in the Foreign Policy Reviews of Brazil, the presence of terms related to trade and integrationist themes, as well as related expressions. Our hypothesis revolves around the question raised by Onuki and Oliveira (2006), that center and right governments are more prone to a commercial integration. The main objective is to perceive the ideological presence around the elaboration of Brazilian Foreign Policy pronouncements related to trade issues throughout the period studied. To this end, a discourse content analysis was carried out, through which and the governments’ paradigmatic and ideological distinctions, it was possible to observe the trends of commercial policies adopted in each year studied. With the analysis, we verified that it is possible to prove the statement that governs the research, since, by counting the trade-integration bigrams, we could see that, in fact, center-right governments reflect in their speeches a greater propensity for integration of a commercial nature than those on the left.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciência Política

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Stéphanie Moura de Oliveira.pdf3,97 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons