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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40919

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Título: Perspectivas de avaliação nas atividades experimentais em projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em química no estado de Pernambuco.
Autor(es): ARRUDA, Cíntia de Abreu
Palavras-chave: Professores - Formação - Pernambuco; Química - Pernambuco; Ensino superior - Pernambuco; Aprendizagem experimental - Pernambuco; Avaliação educacional - Pernambuco
Data do documento: 20-Fev-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ARRUDA, Cíntia de Abreu. Perspectivas de avaliação nas atividades experimentais em projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em química no estado de Pernambuco.. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo “Analisar o lugar da experimentação e sua proposta de avaliação presente nos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Química das Instituições de Ensino Superior da Rede Pública Federal no Estado de Pernambuco”. A pesquisa é do tipo documental, com abordagem qualitativa, feita através de um estudo amplo de documentos institucionais, disponíveis dos sites das instituições pesquisadas. Os campos de Pesquisa foram Instituições da Rede Pública Federal no Estado de Pernambuco, que ofereçam cursos de Licenciatura em Química, na modalidade presencial. Para a coleta e construção dos dados, utilizamos como instrumentos, o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) da Licenciatura em Química e as Ementas dos Componentes Curriculares dos Cursos, tendo como foco os aspectos relacionados à Experimentação e sua proposta de Avaliação. Os dados foram analisados, tomando como base os aportes teóricos da Experimentação Construtivista de Alves Filho (2000) e as Gerações da Avaliação de Guba e Lincoln (2011). Após nossa pesquisa, observamos que, mesmo a Química tendo uma natureza essencialmente experimental, nos cursos de formação de professores de Química, das Instituições Públicas Federais no Estado de Pernambuco, a experimentação não tem espaço privilegiado, pois em seus Projetos Pedagógicos a experimentação é apresentada de forma tímida, e apenas nos componentes curriculares da área específica encontram-se emendas que fazem menção. Além disso, em nenhum momento é tratada uma proposta avaliativa específica para as atividades experimentais.
Descrição: VIANA, Kilma da Silva Lima, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: LIMA, K. S.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40919
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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