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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40919
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | VIANA, Kilma da Silva Lima | - |
dc.contributor.author | ARRUDA, Cíntia de Abreu | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-10T15:17:32Z | - |
dc.date.available | 2021-08-10T15:17:32Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-20 | - |
dc.identifier.citation | ARRUDA, Cíntia de Abreu. Perspectivas de avaliação nas atividades experimentais em projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em química no estado de Pernambuco.. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40919 | - |
dc.description | VIANA, Kilma da Silva Lima, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: LIMA, K. S. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo “Analisar o lugar da experimentação e sua proposta de avaliação presente nos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Química das Instituições de Ensino Superior da Rede Pública Federal no Estado de Pernambuco”. A pesquisa é do tipo documental, com abordagem qualitativa, feita através de um estudo amplo de documentos institucionais, disponíveis dos sites das instituições pesquisadas. Os campos de Pesquisa foram Instituições da Rede Pública Federal no Estado de Pernambuco, que ofereçam cursos de Licenciatura em Química, na modalidade presencial. Para a coleta e construção dos dados, utilizamos como instrumentos, o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) da Licenciatura em Química e as Ementas dos Componentes Curriculares dos Cursos, tendo como foco os aspectos relacionados à Experimentação e sua proposta de Avaliação. Os dados foram analisados, tomando como base os aportes teóricos da Experimentação Construtivista de Alves Filho (2000) e as Gerações da Avaliação de Guba e Lincoln (2011). Após nossa pesquisa, observamos que, mesmo a Química tendo uma natureza essencialmente experimental, nos cursos de formação de professores de Química, das Instituições Públicas Federais no Estado de Pernambuco, a experimentação não tem espaço privilegiado, pois em seus Projetos Pedagógicos a experimentação é apresentada de forma tímida, e apenas nos componentes curriculares da área específica encontram-se emendas que fazem menção. Além disso, em nenhum momento é tratada uma proposta avaliativa específica para as atividades experimentais. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Professores - Formação - Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Química - Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior - Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem experimental - Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional - Pernambuco | pt_BR |
dc.title | Perspectivas de avaliação nas atividades experimentais em projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em química no estado de Pernambuco. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2987790660741132 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9895116285470551 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research aimed to "Analyze the place of experimentation and its proposal for evaluation present in the pedagogical projects of the Chemistry Degree courses of Higher Education Institutions of the Federal Public Network of the State of Pernambuco". The research is of the documentary type, with a qualitative approach, carried out through a broad study of institutional documents, available on the websites of the researched institutions. The Research fields were Institutions of the Federal Public Network of the State of Pernambuco, offering Degree courses in Chemistry, in the face-to-face modality. For the collection and construction of the data, we used as instruments, the Pedagogical Course Project (PPC) of the Degree in Chemistry and the Curriculum Components of the Courses, focusing on the aspects related to Experimentation and its Evaluation proposal. The data were analyzed, based on the theoretical contributions of Alves Filho's Constructivist Experimentation (2000) and the Generations of the Evaluation of Guba and Lincoln (2011). After our research, we observed that, even though Chemistry has an essentially experimental nature, in the training courses for Chemistry teachers, from federal public institutions in the state of Pernambuco, experimentation has no privileged space, because in its Pedagogical Projects experimentation it is presented in a shy way, and only in the curricular components of the specific area are amendments that make mention. Furthermore, at no time is a specific evaluation proposal addressed to experimental activities. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Cíntia de Abreu Arruda.pdf | 933,28 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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