Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40906
Compartilhe esta página
Título: | Investigando o uso de aplicações de aritmética modular em livros didáticos do ensino superior. |
Autor(es): | SANTOS, José Alex dos |
Palavras-chave: | Aritmética; Livros didáticos; Aprendizagem |
Data do documento: | 31-Jul-2015 |
Citação: | SANTOS, José Alex dos. Investigando o uso de aplicações de aritmética modular em livros didáticos do ensino superior. Caruaru: O Autor, 2015. |
Abstract: | A seguinte pesquisa teve como objetivo analisar se os livros didáticos abordados na disciplina Teoria dos Números propõem o uso de aplicações da Aritmética Modular para subsidiar o processo de ensino e aprendizagem. Nossa análise realizou-se no Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, campo para seleção dos livros a serem investigados, os quais foram totalizados em seis, abrangendo os livros que estão presentes na ementa do curso de Matemática-Licenciatura. Para solucionar nosso questionamento utilizamos uma análise qualitativa baseada em Minayo (2007) e a análise de conteúdo defendida por Bardim (2011), as quais se completaram enaltecendo e corroborando com a ideia uma da outra. Evidenciamos a existência de um material passível e interessante para ser abordado no Ensino Superior, com aplicações da Aritmética Modular imersas no nosso cotidiano e que trazem sentido para os algoritmos que são na maioria das vezes não tão claros e objetivos. Exibimos assim uma ponte entre o que está sendo explorado no Ensino Superior para com a Educação Básica em razão de nosso público principal se constituir de futuros professores. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40906 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, José Alex dos.pdf | 1,8 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons