Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40906

Share on

Title: Investigando o uso de aplicações de aritmética modular em livros didáticos do ensino superior.
Authors: SANTOS, José Alex dos
Keywords: Aritmética; Livros didáticos; Aprendizagem
Issue Date: 31-Jul-2015
Citation: SANTOS, José Alex dos. Investigando o uso de aplicações de aritmética modular em livros didáticos do ensino superior. Caruaru: O Autor, 2015.
Abstract: A seguinte pesquisa teve como objetivo analisar se os livros didáticos abordados na disciplina Teoria dos Números propõem o uso de aplicações da Aritmética Modular para subsidiar o processo de ensino e aprendizagem. Nossa análise realizou-se no Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, campo para seleção dos livros a serem investigados, os quais foram totalizados em seis, abrangendo os livros que estão presentes na ementa do curso de Matemática-Licenciatura. Para solucionar nosso questionamento utilizamos uma análise qualitativa baseada em Minayo (2007) e a análise de conteúdo defendida por Bardim (2011), as quais se completaram enaltecendo e corroborando com a ideia uma da outra. Evidenciamos a existência de um material passível e interessante para ser abordado no Ensino Superior, com aplicações da Aritmética Modular imersas no nosso cotidiano e que trazem sentido para os algoritmos que são na maioria das vezes não tão claros e objetivos. Exibimos assim uma ponte entre o que está sendo explorado no Ensino Superior para com a Educação Básica em razão de nosso público principal se constituir de futuros professores.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40906
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SANTOS, José Alex dos.pdf1,8 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons