Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40906
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Maria do Desterro Azevedo da | - |
dc.contributor.author | SANTOS, José Alex dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-09T23:33:25Z | - |
dc.date.available | 2021-08-09T23:33:25Z | - |
dc.date.issued | 2015-07-31 | - |
dc.date.submitted | 2021-08-09 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, José Alex dos. Investigando o uso de aplicações de aritmética modular em livros didáticos do ensino superior. Caruaru: O Autor, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40906 | - |
dc.description.abstract | A seguinte pesquisa teve como objetivo analisar se os livros didáticos abordados na disciplina Teoria dos Números propõem o uso de aplicações da Aritmética Modular para subsidiar o processo de ensino e aprendizagem. Nossa análise realizou-se no Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, campo para seleção dos livros a serem investigados, os quais foram totalizados em seis, abrangendo os livros que estão presentes na ementa do curso de Matemática-Licenciatura. Para solucionar nosso questionamento utilizamos uma análise qualitativa baseada em Minayo (2007) e a análise de conteúdo defendida por Bardim (2011), as quais se completaram enaltecendo e corroborando com a ideia uma da outra. Evidenciamos a existência de um material passível e interessante para ser abordado no Ensino Superior, com aplicações da Aritmética Modular imersas no nosso cotidiano e que trazem sentido para os algoritmos que são na maioria das vezes não tão claros e objetivos. Exibimos assim uma ponte entre o que está sendo explorado no Ensino Superior para com a Educação Básica em razão de nosso público principal se constituir de futuros professores. | pt_BR |
dc.format.extent | 76p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Aritmética | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Investigando o uso de aplicações de aritmética modular em livros didáticos do ensino superior. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | BARBOSA, Edelweis José Tavares | - |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4366045U4&tokenCaptchar=03AGdBq26GmhRa3q4-nW4bh4ZVFze58XIO1FYP5O6sOtPCtdHkZIi0msXSIbK0LayoiBU2rk1neoFUA9Jcu5BdIdz07Jz15snFaK8PjrRNlaTzmq3kbKreZHiopqawJbm8dC6A5HeVFYfuoLpdZ1r7ZdlHT9jM1M_XbFqmQ4zTApM3NKIdHmlY8XovPXMsAmyQKpY00pRVlj_1hzd5DJB3IGtS9jBZyhQNiYvXDSPYBoI8osXURawHWHbnnffpQ6WwXQ1nGfxLMcUC-r39DmEsNK8FTZG8cVxTPK9e4Cz-P1eDfVO09e-iE8fCyaO-qnV5PBJdBVeZpuDFYc5Bgk80r4naOyHG20tLG9-xJpqAlAyy0qap3tVdyMjiV4z3dYWn6YBAnRQmbNP-O6lFqEwI_7GBCE0GX9erJkK4DXHJB5QsUka4WB2L-59oIsUEtF9Hnmgyw4Ojqv6HqH0gGflIJdlcnCpqUTKjYg | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4298172A2&tokenCaptchar=03AGdBq24z11POeAzL5JEzKJnCrIPCgFeFNSFr2CqF87x5fiFWeCla-SH8sqw_r82hfzmrROul229NyTBNsYE0_Mr4YmFFzYYPA4puSL3uUPsRam1qcx3FVAi1J-eRzzE3IQ-64-932WbLhxNoEzxNzR04GjwkaOoNkguUTTUsU9D0eEHYgFAkxQoi-7lAAECRAXvVfUWBXxXQCYg-Hd-gehpdgywrOMVWSTZSK4migonJFaf3RgPjgZm4cv2GkHfbZfMkK3FdcdEKqiWpuDJSGYXsmDGr-DNQUAo3xzWC8CpMlnJz10TE0jVJwMb2mjrDb_FpVe5yoXidVmS1j7B7_PZlT0DThHkTAPTGNLpe-y-c2Qjct6jUrPe4wB5SRJUqdJBycp2HsI90GvrIJ_K_JIUtydPcc8FBVbrZfZSVUAyQEBMohrJdPc6vDEIUE5vuixpeVDsoU6IlcDO-7GNlHeI8VC3g_MSZ0A | pt_BR |
dc.description.abstractx | The following study aimed to analyze whether the textbooks covered in Number Theory discipline propose the use of applications of Modular Arithmetic to support the process of teaching and learning. Our analysis took place in the arid zone of the Academic Center of the Federal University of Pernambuco, the field for selecting books to be investigated, which were aggregated into six, including books that are present on the menu of the course of Mathematical Degree. To solve our questioning we use a qualitative analysis based on Minayo (2007) and the content analysis advocated by Bardim (2011), which are completed praising and supporting the idea of each other. We show the existence of a subject material, and interesting to be addressed in higher education, with applications Modular Arithmetic immersed in our daily lives and they bring sense to the algorithms that are most often not as clear and objective. So we display a bridge between what is being explored in higher education towards basic education due to our primary audience be future teachers. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4196184D5&tokenCaptchar=03AGdBq259l6XajfFFSyKKjE6NUTTMMaasmMEI6L7EeCxhx_FzzvC_o__OUhKNHLWCjBC4C_xtNVTe8jWLoWlDxGCAAi4b0AwKyG-g9s-BnnGxUT0aMJLM6lmabCYeSHbK__nptmd4R1yX3ARwXi4FM0_ESJv_oZqVJgFOIrwVAUR0OfZjlEAuTE6a428IGcQIXnuILz4le9cbJpBFbCtSHwJs_nkTkyzJsjlZB04mapLJhdQN0BK5N_H53kL1u9cxdDMloweN-ROSOCMqRj4ZuHZW_PFLvGhkC4g3AkelpcafuoRyRlxr_Aj8OODFP0mVK5ro7XrXI3n1HIB3sfLAMI5UjC7pD0-yGdaZbqkiANwwb6bnYWiA6rPx9iyVMGZfv73eAGH68CiQst7bxGCIUvKf3oZCo-QD05HbBNrK8wPykbrviokMTaMnRy80rPfc_6_5d7FDhHpeAkUgnGESQ0VpBz530W12YQ | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, José Alex dos.pdf | 1,8 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons