Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40906

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Maria do Desterro Azevedo da-
dc.contributor.authorSANTOS, José Alex dos-
dc.date.accessioned2021-08-09T23:33:25Z-
dc.date.available2021-08-09T23:33:25Z-
dc.date.issued2015-07-31-
dc.date.submitted2021-08-09-
dc.identifier.citationSANTOS, José Alex dos. Investigando o uso de aplicações de aritmética modular em livros didáticos do ensino superior. Caruaru: O Autor, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40906-
dc.description.abstractA seguinte pesquisa teve como objetivo analisar se os livros didáticos abordados na disciplina Teoria dos Números propõem o uso de aplicações da Aritmética Modular para subsidiar o processo de ensino e aprendizagem. Nossa análise realizou-se no Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, campo para seleção dos livros a serem investigados, os quais foram totalizados em seis, abrangendo os livros que estão presentes na ementa do curso de Matemática-Licenciatura. Para solucionar nosso questionamento utilizamos uma análise qualitativa baseada em Minayo (2007) e a análise de conteúdo defendida por Bardim (2011), as quais se completaram enaltecendo e corroborando com a ideia uma da outra. Evidenciamos a existência de um material passível e interessante para ser abordado no Ensino Superior, com aplicações da Aritmética Modular imersas no nosso cotidiano e que trazem sentido para os algoritmos que são na maioria das vezes não tão claros e objetivos. Exibimos assim uma ponte entre o que está sendo explorado no Ensino Superior para com a Educação Básica em razão de nosso público principal se constituir de futuros professores.pt_BR
dc.format.extent76p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAritméticapt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleInvestigando o uso de aplicações de aritmética modular em livros didáticos do ensino superior.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coBARBOSA, Edelweis José Tavares-
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4366045U4&tokenCaptchar=03AGdBq26GmhRa3q4-nW4bh4ZVFze58XIO1FYP5O6sOtPCtdHkZIi0msXSIbK0LayoiBU2rk1neoFUA9Jcu5BdIdz07Jz15snFaK8PjrRNlaTzmq3kbKreZHiopqawJbm8dC6A5HeVFYfuoLpdZ1r7ZdlHT9jM1M_XbFqmQ4zTApM3NKIdHmlY8XovPXMsAmyQKpY00pRVlj_1hzd5DJB3IGtS9jBZyhQNiYvXDSPYBoI8osXURawHWHbnnffpQ6WwXQ1nGfxLMcUC-r39DmEsNK8FTZG8cVxTPK9e4Cz-P1eDfVO09e-iE8fCyaO-qnV5PBJdBVeZpuDFYc5Bgk80r4naOyHG20tLG9-xJpqAlAyy0qap3tVdyMjiV4z3dYWn6YBAnRQmbNP-O6lFqEwI_7GBCE0GX9erJkK4DXHJB5QsUka4WB2L-59oIsUEtF9Hnmgyw4Ojqv6HqH0gGflIJdlcnCpqUTKjYgpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4298172A2&tokenCaptchar=03AGdBq24z11POeAzL5JEzKJnCrIPCgFeFNSFr2CqF87x5fiFWeCla-SH8sqw_r82hfzmrROul229NyTBNsYE0_Mr4YmFFzYYPA4puSL3uUPsRam1qcx3FVAi1J-eRzzE3IQ-64-932WbLhxNoEzxNzR04GjwkaOoNkguUTTUsU9D0eEHYgFAkxQoi-7lAAECRAXvVfUWBXxXQCYg-Hd-gehpdgywrOMVWSTZSK4migonJFaf3RgPjgZm4cv2GkHfbZfMkK3FdcdEKqiWpuDJSGYXsmDGr-DNQUAo3xzWC8CpMlnJz10TE0jVJwMb2mjrDb_FpVe5yoXidVmS1j7B7_PZlT0DThHkTAPTGNLpe-y-c2Qjct6jUrPe4wB5SRJUqdJBycp2HsI90GvrIJ_K_JIUtydPcc8FBVbrZfZSVUAyQEBMohrJdPc6vDEIUE5vuixpeVDsoU6IlcDO-7GNlHeI8VC3g_MSZ0Apt_BR
dc.description.abstractxThe following study aimed to analyze whether the textbooks covered in Number Theory discipline propose the use of applications of Modular Arithmetic to support the process of teaching and learning. Our analysis took place in the arid zone of the Academic Center of the Federal University of Pernambuco, the field for selecting books to be investigated, which were aggregated into six, including books that are present on the menu of the course of Mathematical Degree. To solve our questioning we use a qualitative analysis based on Minayo (2007) and the content analysis advocated by Bardim (2011), which are completed praising and supporting the idea of each other. We show the existence of a subject material, and interesting to be addressed in higher education, with applications Modular Arithmetic immersed in our daily lives and they bring sense to the algorithms that are most often not as clear and objective. So we display a bridge between what is being explored in higher education towards basic education due to our primary audience be future teachers.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationMatemática - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4196184D5&tokenCaptchar=03AGdBq259l6XajfFFSyKKjE6NUTTMMaasmMEI6L7EeCxhx_FzzvC_o__OUhKNHLWCjBC4C_xtNVTe8jWLoWlDxGCAAi4b0AwKyG-g9s-BnnGxUT0aMJLM6lmabCYeSHbK__nptmd4R1yX3ARwXi4FM0_ESJv_oZqVJgFOIrwVAUR0OfZjlEAuTE6a428IGcQIXnuILz4le9cbJpBFbCtSHwJs_nkTkyzJsjlZB04mapLJhdQN0BK5N_H53kL1u9cxdDMloweN-ROSOCMqRj4ZuHZW_PFLvGhkC4g3AkelpcafuoRyRlxr_Aj8OODFP0mVK5ro7XrXI3n1HIB3sfLAMI5UjC7pD0-yGdaZbqkiANwwb6bnYWiA6rPx9iyVMGZfv73eAGH68CiQst7bxGCIUvKf3oZCo-QD05HbBNrK8wPykbrviokMTaMnRy80rPfc_6_5d7FDhHpeAkUgnGESQ0VpBz530W12YQpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, José Alex dos.pdf1,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons