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Título : Inclusão e dislexia no ensino superior : um estudo sobre a percepção dos atores do processo inclusivo na Universidade Federal de Pernambuco.
Autor : FREITAS, Eunice da Silva
Palabras clave : Ciência Política; Distúrbios da linguagem; Educação – Educação inclusiva; Didática – Ensino superior; Políticas públicas para juventude – Políticas públicas de saúde mental e ações
Fecha de publicación : 19-abr-2021
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : FREITAS, Eunice da Silva. Inclusão e dislexia no ensino superior: um estudo sobre a percepção dos atores do processo inclusivo na Universidade Federal de Pernambuco. 2021. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumen : O presente estudo teve como objetivo verificar se, na percepção dos atores envolvidos no processo de inclusão dos estudantes com dislexia na UFPE, as políticas públicas nacionais estimulam ações voltadas para atender às necessidades desses alunos. Este trabalho é relevante porque com a expansão dos direitos ao ensino superior, cada vez mais alunos com transtornos de aprendizagem, como a dislexia, têm ingressado no ensino superior. Esta pesquisa trata-se de um estudo de caso, e tem natureza descritivo-exploratória, com uma abordagem qualitativa. O local investigado foi a UFPE, uma universidade pública que é uma das maiores e melhores instituições de ensino do Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, sendo necessário realizar também uma investigação no site da unidade e captar informações por e-mail e pelo SIPAC (Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos). Em seguida, os dados das entrevistas foram examinados utilizando a técnica de análise de conteúdo, a qual é a mais indicada pela literatura para a pesquisa qualitativa e as demais informações coletadas foram tratadas como conhecimentos adicionais na análise. Os resultados obtidos demostraram que na percepção dos atores envolvidos nas ações de inclusão na UFPE, existem algumas dificuldades na sua execução para os estudantes com dislexia, tais como: corpo técnico insuficiente, estrutura física inadequada, falta de compreensão de alguns docentes, entre outros, embora a universidade possua um processo de inclusão institucionalizado. Os resultados revelaram ainda que, na percepção de parte dos entrevistados, as políticas nacionais de inclusão estimulam essas ações, já para a outra parte não. Contudo, apesar de não haver uma unanimidade quanto às percepções, os participantes concordaram que essas políticas precisam ser repensadas. Dessa forma, as conclusões explicitam que para sanar certos percalços na inserção dos alunos com esse transtorno no ensino superior é preciso que esses instrumentos sejam reformulados para contemplarem de forma mais adequada as necessidades dos disléxicos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40759
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

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