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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40759

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMEDEIROS, Marcelo de Almeida-
dc.contributor.authorFREITAS, Eunice da Silva-
dc.date.accessioned2021-08-03T22:18:37Z-
dc.date.available2021-08-03T22:18:37Z-
dc.date.issued2021-04-19-
dc.identifier.citationFREITAS, Eunice da Silva. Inclusão e dislexia no ensino superior: um estudo sobre a percepção dos atores do processo inclusivo na Universidade Federal de Pernambuco. 2021. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40759-
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo verificar se, na percepção dos atores envolvidos no processo de inclusão dos estudantes com dislexia na UFPE, as políticas públicas nacionais estimulam ações voltadas para atender às necessidades desses alunos. Este trabalho é relevante porque com a expansão dos direitos ao ensino superior, cada vez mais alunos com transtornos de aprendizagem, como a dislexia, têm ingressado no ensino superior. Esta pesquisa trata-se de um estudo de caso, e tem natureza descritivo-exploratória, com uma abordagem qualitativa. O local investigado foi a UFPE, uma universidade pública que é uma das maiores e melhores instituições de ensino do Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, sendo necessário realizar também uma investigação no site da unidade e captar informações por e-mail e pelo SIPAC (Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos). Em seguida, os dados das entrevistas foram examinados utilizando a técnica de análise de conteúdo, a qual é a mais indicada pela literatura para a pesquisa qualitativa e as demais informações coletadas foram tratadas como conhecimentos adicionais na análise. Os resultados obtidos demostraram que na percepção dos atores envolvidos nas ações de inclusão na UFPE, existem algumas dificuldades na sua execução para os estudantes com dislexia, tais como: corpo técnico insuficiente, estrutura física inadequada, falta de compreensão de alguns docentes, entre outros, embora a universidade possua um processo de inclusão institucionalizado. Os resultados revelaram ainda que, na percepção de parte dos entrevistados, as políticas nacionais de inclusão estimulam essas ações, já para a outra parte não. Contudo, apesar de não haver uma unanimidade quanto às percepções, os participantes concordaram que essas políticas precisam ser repensadas. Dessa forma, as conclusões explicitam que para sanar certos percalços na inserção dos alunos com esse transtorno no ensino superior é preciso que esses instrumentos sejam reformulados para contemplarem de forma mais adequada as necessidades dos disléxicos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiência Políticapt_BR
dc.subjectDistúrbios da linguagempt_BR
dc.subjectEducação – Educação inclusivapt_BR
dc.subjectDidática – Ensino superiorpt_BR
dc.subjectPolíticas públicas para juventude – Políticas públicas de saúde mental e açõespt_BR
dc.titleInclusão e dislexia no ensino superior : um estudo sobre a percepção dos atores do processo inclusivo na Universidade Federal de Pernambuco.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8096774027561419pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2986573450358373pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Politicas Publicaspt_BR
dc.description.abstractxThe present study aimed to verify whether, in the perception of the actors involved in the inclusion process of students with dyslexia at UFPE, national public policies encourage actions aimed at meeting the needs of these students. This work is relevant because with the expansion of the rights to higher education, more and more students with learning disorders, such as dyslexia, have entered higher education. This research is a case study, and has a descriptive- exploratory nature, with a qualitative approach. The place investigated was UFPE, a public university that is one of the largest and best educational institutions in Brazil. The data were collected through semi-structured interviews, and it was also necessary to conduct an investigation on the unit's website and to collect information by e-mail and by SIPAC (Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos). Then, the data were examined using the content analysis technique, which is the most indicated in the literature for qualitative research. The results obtained showed that in the perception of the actors involved in the actions of inclusion at UFPE, there are some difficulties in its execution for students with dyslexia, such as: insufficient technical staff, inadequate physical structure, lack of understanding by some teachers, among others, although the university has an institutionalized inclusion process. The results also revealed that, in the perception of part of the interviewees, the national inclusion policies stimulate these actions, while for the other part they do not. However, although there is no predominance of perceptions, the two groups agree that these policies need to be rethought. Thus, the conclusions make it clear that to remedy certain obstacles in the inclusion of students with this disorder in higher education, it is necessary that these instruments be reformulated to better address the needs of dyslexics.pt_BR
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