Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40710
Comparte esta pagina
Título : | Sequência didática resíduos sólidos : atividades lúdicas como proposta pedagógica |
Autor : | FREITAS, Carlos José Silva de |
Palabras clave : | Educação ambiental; Resíduos sólidos; Jogos |
Fecha de publicación : | 24-feb-2021 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | FREITAS, Carlos José Silva de. Sequência didática resíduos sólidos: atividades lúdicas como proposta pedagógica. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Resumen : | As discussões dos temas ambientais trazem para o ensino das Ciências Ambientais contribuições que permitem despertar o sentido de pertencimento e tomada de responsabilidade em relação ao meio ambiente. Com o objetivo de desenvolver uma sequência didática sobre resíduos sólidos com atividades lúdicas no ensino fundamental, a pesquisa aplicada de caráter exploratória e qualitativa foirealizada na Escola Municipal Severino Krause, município de Vitória de Santo Antão-PE. Com o intuito de contribuir para a formação de cidadãos críticos que atuem como protagonistas e agentes promotores de mudanças no comportamento de suas comunidades, a sequência didática que abordou, dentre os vários temas, a definição de resíduos sólidos, consumo consciente, poluição, reciclagem, reutilização e coleta seletiva, apresentados em atividades desenvolvidas com o uso de recursos como vídeos, jogo e atividade artística. Os resultadosdemonstraram que, apesar do contato diário com grande diversidade e quantidadede resíduos sólidos, os alunos pouco aplicavam o conhecimento sobre seu descarte e disposição. E que a sequência didática promoveu uma maior sensibilização e aumento do conhecimento dos alunos sobre os resíduos sólidos. Assim, as atividades lúdicas como proposta pedagógica permitem a construção de um aprendizado de forma significativa, permitindo a introdução de temas da realidade dos alunos dentro da sala de aula, gerando reflexão e a ampliação da visão crítica dos alunos. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40710 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Carlos José Silva de Freitas.pdf | 639,37 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons