Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40710
Compartilhe esta página
Título: | Sequência didática resíduos sólidos : atividades lúdicas como proposta pedagógica |
Autor(es): | FREITAS, Carlos José Silva de |
Palavras-chave: | Educação ambiental; Resíduos sólidos; Jogos |
Data do documento: | 24-Fev-2021 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | FREITAS, Carlos José Silva de. Sequência didática resíduos sólidos: atividades lúdicas como proposta pedagógica. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | As discussões dos temas ambientais trazem para o ensino das Ciências Ambientais contribuições que permitem despertar o sentido de pertencimento e tomada de responsabilidade em relação ao meio ambiente. Com o objetivo de desenvolver uma sequência didática sobre resíduos sólidos com atividades lúdicas no ensino fundamental, a pesquisa aplicada de caráter exploratória e qualitativa foirealizada na Escola Municipal Severino Krause, município de Vitória de Santo Antão-PE. Com o intuito de contribuir para a formação de cidadãos críticos que atuem como protagonistas e agentes promotores de mudanças no comportamento de suas comunidades, a sequência didática que abordou, dentre os vários temas, a definição de resíduos sólidos, consumo consciente, poluição, reciclagem, reutilização e coleta seletiva, apresentados em atividades desenvolvidas com o uso de recursos como vídeos, jogo e atividade artística. Os resultadosdemonstraram que, apesar do contato diário com grande diversidade e quantidadede resíduos sólidos, os alunos pouco aplicavam o conhecimento sobre seu descarte e disposição. E que a sequência didática promoveu uma maior sensibilização e aumento do conhecimento dos alunos sobre os resíduos sólidos. Assim, as atividades lúdicas como proposta pedagógica permitem a construção de um aprendizado de forma significativa, permitindo a introdução de temas da realidade dos alunos dentro da sala de aula, gerando reflexão e a ampliação da visão crítica dos alunos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40710 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Carlos José Silva de Freitas.pdf | 639,37 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons