Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40710

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Valéria Sandra de Oliveira-
dc.contributor.authorFREITAS, Carlos José Silva de-
dc.date.accessioned2021-07-30T15:57:04Z-
dc.date.available2021-07-30T15:57:04Z-
dc.date.issued2021-02-24-
dc.identifier.citationFREITAS, Carlos José Silva de. Sequência didática resíduos sólidos: atividades lúdicas como proposta pedagógica. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40710-
dc.description.abstractAs discussões dos temas ambientais trazem para o ensino das Ciências Ambientais contribuições que permitem despertar o sentido de pertencimento e tomada de responsabilidade em relação ao meio ambiente. Com o objetivo de desenvolver uma sequência didática sobre resíduos sólidos com atividades lúdicas no ensino fundamental, a pesquisa aplicada de caráter exploratória e qualitativa foirealizada na Escola Municipal Severino Krause, município de Vitória de Santo Antão-PE. Com o intuito de contribuir para a formação de cidadãos críticos que atuem como protagonistas e agentes promotores de mudanças no comportamento de suas comunidades, a sequência didática que abordou, dentre os vários temas, a definição de resíduos sólidos, consumo consciente, poluição, reciclagem, reutilização e coleta seletiva, apresentados em atividades desenvolvidas com o uso de recursos como vídeos, jogo e atividade artística. Os resultadosdemonstraram que, apesar do contato diário com grande diversidade e quantidadede resíduos sólidos, os alunos pouco aplicavam o conhecimento sobre seu descarte e disposição. E que a sequência didática promoveu uma maior sensibilização e aumento do conhecimento dos alunos sobre os resíduos sólidos. Assim, as atividades lúdicas como proposta pedagógica permitem a construção de um aprendizado de forma significativa, permitindo a introdução de temas da realidade dos alunos dentro da sala de aula, gerando reflexão e a ampliação da visão crítica dos alunos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectResíduos sólidospt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.titleSequência didática resíduos sólidos : atividades lúdicas como proposta pedagógicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Alineaurea Florentino-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2128780515892275pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2411998717256147pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.description.abstractxDiscussions about environmental issues bring contributions to the teaching of Environmental Sciences that allow awakening the sense of belonging and taking responsibility in relation to the environment. In order to develop a didactic sequence on solid waste with recreational activities in elementary school, exploratory and qualitative applied research was carried out at the Municipal School Severino Krause, municipality of Vitória de Santo Antão-PE. In order to contribute to the formation of critical citizens who act as protagonists and agents that promote changes in the behavior of their communities, the didactic sequence that approached, among the various themes, the definition of solid waste, conscious consumption, pollution, recycling, reuse and selective collection, presented in activities developed with the use of resources such as videos, games and artistic activity. The results showed that, despite the daily contact with great diversity and amount of solid waste, the students did not apply much knowledge about their disposal and disposal. And that the didactic sequence promoted greaterawareness and increased students' knowledge about solid waste. Thus, the playfulactivities as a pedagogical proposal allows the construction of a meaningful learning, allowing the introduction of themes of the students 'reality inside the classroom, generating reflection and the expansion of the students' critical view.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7810302436995638pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Carlos José Silva de Freitas.pdf639,37 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons