Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40565
Comparte esta pagina
Título : | Educação Literária no Ensino Médio : uma análise comparativa e etnográfica de práticas de leitura em escolas públicas de Pernambuco |
Autor : | SOUZA, Rosana Meira Lima de |
Palabras clave : | Educação Literária; Ensino Médio – Leitura; Ensino Médio – Iniciação Literária; Ensino Médio – Pernambuco; UFPE – Pós-graduação |
Fecha de publicación : | 18-nov-2020 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | SOUZA, Rosana Meira Lima de. Educação Literária no Ensino Médio: uma análise comparativa e etnográfica de práticas de leitura em escolas públicas de Pernambuco. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Resumen : | Este estudo apresenta resultados de pesquisa de doutorado realizada em duas turmas do 3º ano do Ensino Médio de duas escolas públicas de Pernambuco. Nosso objetivo é apresentar reflexões, análises e problematizações sobre as práticas de leitura literária inseridas em contexto escolar, considerando os aspectos institucionais, políticos ideológicos que permeiam a relação com a literatura. Nosso trabalho está fundamentado nos seguintes princípios epistemológicos: a leitura literária constitui-se como uma prática social de letramento, de acordo com a conceituação desenvolvida pelos Novos Estudos do Letramento, representados pelo Brian Street (2010); o texto literário precisa ser pensado como produção estético-cultural de valores relativos, determinados por relações de poder e padrões sociais hegemônicos (ZILBERMAN, 2018, ABREU, 2006); o acesso à leitura literária é elemento essencial para a formação humana, devendo ser estabelecido como um direito (CANDIDO, 2012); a ação educativa, para se instituir como prática emancipatória, deve basear-se no respeito ao conhecimento do estudante, à sua experiência e cultura, possibilitando que estes sejam coautores de seus processos formativos (FREIRE, 2006). A metodologia empreendida considera as concepções e procedimentos da pesquisa etnográfica (ROCKWELL,1986; GREEN, 2005) e do Estudo de Caso Comparado (BARTLETT & VAVRUS, 2017); por isso, além dos dados produzidos em sala de aula, efetivamos contrastes com outras categorias significativas para o entendimento do nosso objeto, como: documentos oficiais normativos e avaliativos; além dos perfis socioculturais dos sujeitos envolvidos e suas reflexões sobre as práticas que exercem. Nosso processo de pesquisa demonstra como as apropriações do termo letramento literário pelas instâncias educativas analisadas simulam a permanência de práticas de leitura literária excludentes, que podem ser identificadas no conflito caracterizador das ações e dos discursos docentes; como também na suposta “autonomia” que define suas escolhas. Por isso, pretendemos ampliar as discussões em torno de um conceito de educação literária coerente com a complexidade e a diversidade das práticas de leitura; que contribua para o campo dos estudos interessados na crescente democratização do acesso à literatura. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40565 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Rosana Meira Lima de Souza.pdf | 3,61 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons