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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes-
dc.contributor.authorSOUZA, Rosana Meira Lima de-
dc.date.accessioned2021-07-18T17:35:59Z-
dc.date.available2021-07-18T17:35:59Z-
dc.date.issued2020-11-18-
dc.identifier.citationSOUZA, Rosana Meira Lima de. Educação Literária no Ensino Médio: uma análise comparativa e etnográfica de práticas de leitura em escolas públicas de Pernambuco. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40565-
dc.description.abstractEste estudo apresenta resultados de pesquisa de doutorado realizada em duas turmas do 3º ano do Ensino Médio de duas escolas públicas de Pernambuco. Nosso objetivo é apresentar reflexões, análises e problematizações sobre as práticas de leitura literária inseridas em contexto escolar, considerando os aspectos institucionais, políticos ideológicos que permeiam a relação com a literatura. Nosso trabalho está fundamentado nos seguintes princípios epistemológicos: a leitura literária constitui-se como uma prática social de letramento, de acordo com a conceituação desenvolvida pelos Novos Estudos do Letramento, representados pelo Brian Street (2010); o texto literário precisa ser pensado como produção estético-cultural de valores relativos, determinados por relações de poder e padrões sociais hegemônicos (ZILBERMAN, 2018, ABREU, 2006); o acesso à leitura literária é elemento essencial para a formação humana, devendo ser estabelecido como um direito (CANDIDO, 2012); a ação educativa, para se instituir como prática emancipatória, deve basear-se no respeito ao conhecimento do estudante, à sua experiência e cultura, possibilitando que estes sejam coautores de seus processos formativos (FREIRE, 2006). A metodologia empreendida considera as concepções e procedimentos da pesquisa etnográfica (ROCKWELL,1986; GREEN, 2005) e do Estudo de Caso Comparado (BARTLETT & VAVRUS, 2017); por isso, além dos dados produzidos em sala de aula, efetivamos contrastes com outras categorias significativas para o entendimento do nosso objeto, como: documentos oficiais normativos e avaliativos; além dos perfis socioculturais dos sujeitos envolvidos e suas reflexões sobre as práticas que exercem. Nosso processo de pesquisa demonstra como as apropriações do termo letramento literário pelas instâncias educativas analisadas simulam a permanência de práticas de leitura literária excludentes, que podem ser identificadas no conflito caracterizador das ações e dos discursos docentes; como também na suposta “autonomia” que define suas escolhas. Por isso, pretendemos ampliar as discussões em torno de um conceito de educação literária coerente com a complexidade e a diversidade das práticas de leitura; que contribua para o campo dos estudos interessados na crescente democratização do acesso à literatura.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Literáriapt_BR
dc.subjectEnsino Médio – Leiturapt_BR
dc.subjectEnsino Médio – Iniciação Literáriapt_BR
dc.subjectEnsino Médio – Pernambucopt_BR
dc.subjectUFPE – Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleEducação Literária no Ensino Médio : uma análise comparativa e etnográfica de práticas de leitura em escolas públicas de Pernambucopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1267188486896420pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6550649595912231pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis research presents the results of a doctoral investigation process settle in two 3rd year of High School classrooms of two different public institutions in Pernambuco. Our goal is to present reflections, analyzes, and problematizations about reading practices that belong to an educational context, considering institutional, political, and ideological aspects which can influence on the access to the literature education. Our study is based on some epistemological principles: reading is a social practice, according to the New Literacy Studies, represented by Brian Street (2010); the literature is an aesthetic and cultural creation with relative values; it is necessary to consider literature education as determined by power relations and hegemonic social standards (ZILBERMAN, 2018, ABREU, 2006); the access to literature education is essential for people and must be established as a right (CANDIDO, 2012); if education means an emancipatory practice, it has to be based on respect for the student knowledge, experience, and culture. It must allow students to be co-authors of their learning processes (FREIRE, 2006). Our methodology strategy considers the ethnographic research (ROCKWELL, 1986; GREEN, 2005) and the Comparative Case Study concepts and techniques (BARTLETT & VAVRUS, 2017). So, besides the classroom data analysis, we also have been considering other important categories to understand our field, such as official normative and assesses documents; the participant sociocultural profiles, and the participant's meaning about their practices. This research process demonstrates how the meaning that the educational system has been attributed to terms as literacy and literature simulate practices of reading based on segregation. It can be identified in the conflicts related to the teacher practices and speeches; as well as the supposed “autonomy” that defines teachers’ choices. For this reason, we intend to expand discussions around literature education, considering the complexity and diversity of reading practices. Our goal is to contribute to the studies that are interested in making access to literature education more democratic.pt_BR
dc.description.abstractxLa présente étude expose les résultats d’une recherche de doctorat menée auprès de deux classes de 3année de l’école secondaire de deux écoles publiques de l’État du Pernambuco. Notre objectif est de présenter des réflexions, des analyses et des problématisations sur les pratiques de lecture littéraire en milieu scolaire, en prenant en compte les aspects institutionnels, politiques et idéologiques qui traversent le rapport à la littérature. Notre travail de recherche est ancré dans les principes épistémologiques suivants : la lecture littéraire s'instaure en tant qu’une pratique sociale de littératie, selon l’ensemble conceptuel développé par les Nouvelles Etudes de la Littératie représentées par Brian Street (2010) ; le texte littéraire doit être envisagé comme une production esthético-culturelle ayant des valeurs relatives, déterminées par les relations de pouvoir et les normes sociales hégémoniques (ZILBERMAN, 2018, ABREU, 2006) ; l'accès à la lecture littéraire est un élément essentiel à la formation humaine et doit être conçue en tant qu’un droit (CANDIDO, 2012); l'action éducative, pour s'établir comme une pratique émancipatrice, doit être basée sur le respect envers la connaissance des apprenants, leur expérience et leur culture, ce qui leur permet d'être co-auteurs de leurs processus de formation (FREIRE, 2006). La méthodologie mise en œuvre prend en compte les conceptions et les démarches de la recherche ethnographique (ROCKWELL, 1986; GREEN, 2005) et de l'étude de cas comparative (BARTLETT & VAVRUS, 2017) ; par conséquent, outre les données produites en classe, nous les avons contrastées avec d'autres catégories importantes pour le compréhension de notre objet, à savoir : des documents officiels normatifs et évaluatifs; ainsi que les profils socioculturels des sujets concernés et leurs réflexions sur les pratiques qu'ils exercent. Notre démarche de recherche démontre comment les appropriations du terme littératie littéraire par les instances éducatives concernées simulent la stabilité de pratiques de lecture littéraire excluantes, qui peuvent être identifiées dans le conflit caractéristique des actions et des discours enseignants ; ainsi que dans supposition d’«autonomie» qui définit leurs choix. Suite à cela, nous visons à élargir les discussions autour d'un concept d'éducation littéraire en cohérence avec la complexité et la diversité des pratiques de lecture; ce qui concoure au domaine d'études intéressées par la croissante démocratisation de l'accès à la littérature.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Educação

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