Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40548
Compartilhe esta página
Título: | Desterritorialização no ensino de Filosofia : uma experiência rizomática no primeiro ano do ensino médio |
Autor(es): | OLEGARIO, Hilson Santos |
Palavras-chave: | Filosofia; Filosofia – Estudo e ensino; Educação; Ensino médio; Deleuze, Gilles, 1925-1995 |
Data do documento: | 30-Set-2019 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | OLEGÁRIO, Hilson Santos. Desterritorialização no ensino de Filosofia : uma experiência rizomática no primeiro ano do ensino médio. 2019. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. |
Abstract: | Este trabalho é elaborado a partir do pensamento filosófico do francês Gilles Deleuze em seu Livro: O que é a Filosofia? (2010), trabalhando os seus conceitos de desterritorialização e de reterritorialização a partir de um deslocamento conceitual desenvolvido por seus comentadores na área da Educação aqui no Brasil, estas ferramentas conceituais são aplicadas na observação da relação de ensino de filosofia na disciplina filosofia junto ao 1º ano B do Ensino Médio da Escola Estadual Nossa Senhora da Apresentação, na cidade de Porto Calvo, no Estado de Alagoas, nos meses de março e de abril no ano de 2018. Sendo resultado de uma intervenção proposta no Programa de Mestrado Profissional de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco, numa perspectiva de favorecer uma educação libertária do ensino de filosofia que visa à autonomia e a responsabilidade do estudante diante seu próprio aprendizado. Esta proposta de ensino elaborada foi denominada como rizomática dentro da conceituação filosófica deleuzeana. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40548 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Hilson Santos Olegario.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons