Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40548

Compartilhe esta página

Título: Desterritorialização no ensino de Filosofia : uma experiência rizomática no primeiro ano do ensino médio
Autor(es): OLEGARIO, Hilson Santos
Palavras-chave: Filosofia; Filosofia – Estudo e ensino; Educação; Ensino médio; Deleuze, Gilles, 1925-1995
Data do documento: 30-Set-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: OLEGÁRIO, Hilson Santos. Desterritorialização no ensino de Filosofia : uma experiência rizomática no primeiro ano do ensino médio. 2019. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Este trabalho é elaborado a partir do pensamento filosófico do francês Gilles Deleuze em seu Livro: O que é a Filosofia? (2010), trabalhando os seus conceitos de desterritorialização e de reterritorialização a partir de um deslocamento conceitual desenvolvido por seus comentadores na área da Educação aqui no Brasil, estas ferramentas conceituais são aplicadas na observação da relação de ensino de filosofia na disciplina filosofia junto ao 1º ano B do Ensino Médio da Escola Estadual Nossa Senhora da Apresentação, na cidade de Porto Calvo, no Estado de Alagoas, nos meses de março e de abril no ano de 2018. Sendo resultado de uma intervenção proposta no Programa de Mestrado Profissional de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco, numa perspectiva de favorecer uma educação libertária do ensino de filosofia que visa à autonomia e a responsabilidade do estudante diante seu próprio aprendizado. Esta proposta de ensino elaborada foi denominada como rizomática dentro da conceituação filosófica deleuzeana.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40548
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Hilson Santos Olegario.pdf1,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons