Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40548
Comparte esta pagina
Título : | Desterritorialização no ensino de Filosofia : uma experiência rizomática no primeiro ano do ensino médio |
Autor : | OLEGARIO, Hilson Santos |
Palabras clave : | Filosofia; Filosofia – Estudo e ensino; Educação; Ensino médio; Deleuze, Gilles, 1925-1995 |
Fecha de publicación : | 30-sep-2019 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | OLEGÁRIO, Hilson Santos. Desterritorialização no ensino de Filosofia : uma experiência rizomática no primeiro ano do ensino médio. 2019. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. |
Resumen : | Este trabalho é elaborado a partir do pensamento filosófico do francês Gilles Deleuze em seu Livro: O que é a Filosofia? (2010), trabalhando os seus conceitos de desterritorialização e de reterritorialização a partir de um deslocamento conceitual desenvolvido por seus comentadores na área da Educação aqui no Brasil, estas ferramentas conceituais são aplicadas na observação da relação de ensino de filosofia na disciplina filosofia junto ao 1º ano B do Ensino Médio da Escola Estadual Nossa Senhora da Apresentação, na cidade de Porto Calvo, no Estado de Alagoas, nos meses de março e de abril no ano de 2018. Sendo resultado de uma intervenção proposta no Programa de Mestrado Profissional de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco, numa perspectiva de favorecer uma educação libertária do ensino de filosofia que visa à autonomia e a responsabilidade do estudante diante seu próprio aprendizado. Esta proposta de ensino elaborada foi denominada como rizomática dentro da conceituação filosófica deleuzeana. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40548 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Hilson Santos Olegario.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons