Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40548

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRAMOS, Sérgio Ricardo Vieira-
dc.contributor.authorOLEGARIO, Hilson Santos-
dc.date.accessioned2021-07-17T19:09:20Z-
dc.date.available2021-07-17T19:09:20Z-
dc.date.issued2019-09-30-
dc.identifier.citationOLEGÁRIO, Hilson Santos. Desterritorialização no ensino de Filosofia : uma experiência rizomática no primeiro ano do ensino médio. 2019. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40548-
dc.description.abstractEste trabalho é elaborado a partir do pensamento filosófico do francês Gilles Deleuze em seu Livro: O que é a Filosofia? (2010), trabalhando os seus conceitos de desterritorialização e de reterritorialização a partir de um deslocamento conceitual desenvolvido por seus comentadores na área da Educação aqui no Brasil, estas ferramentas conceituais são aplicadas na observação da relação de ensino de filosofia na disciplina filosofia junto ao 1º ano B do Ensino Médio da Escola Estadual Nossa Senhora da Apresentação, na cidade de Porto Calvo, no Estado de Alagoas, nos meses de março e de abril no ano de 2018. Sendo resultado de uma intervenção proposta no Programa de Mestrado Profissional de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco, numa perspectiva de favorecer uma educação libertária do ensino de filosofia que visa à autonomia e a responsabilidade do estudante diante seu próprio aprendizado. Esta proposta de ensino elaborada foi denominada como rizomática dentro da conceituação filosófica deleuzeana.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectFilosofia – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectDeleuze, Gilles, 1925-1995pt_BR
dc.titleDesterritorialização no ensino de Filosofia : uma experiência rizomática no primeiro ano do ensino médiopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5633178835373075pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1648803039900171pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Filosofia (PROF-FILO)pt_BR
dc.description.abstractxThis work is based on the philosophical thought of the Frenchman Gilles Deleuze in his Book: What is Philosophy? (2010), working on their concepts of deterritorialization and reterritorialization based on a conceptual shift developed by their commentators in the field of Education here in Brazil, these conceptual tools are applied in the observation of the relationship of teaching philosophy in the discipline of philosophy with the 1st year B of High School at the Nossa Senhora da Presentation State School, in the city of Porto Calvo, in the State of Alagoas, in the months of March and April in the year 2018. As a result of an intervention proposed in the Professional Master's Program in Philosophy of Federal University of Pernambuco, in a perspective of favoring a libertarian education in the teaching of philosophy that aims at the student's autonomy and responsibility in the face of their own learning. This elaborated teaching proposal was named as rhizomatic within the Deleuzian philosophical concept.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Hilson Santos Olegario.pdf1,23 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons