Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40548

Comparte esta pagina

Título : Desterritorialização no ensino de Filosofia : uma experiência rizomática no primeiro ano do ensino médio
Autor : OLEGARIO, Hilson Santos
Palabras clave : Filosofia; Filosofia – Estudo e ensino; Educação; Ensino médio; Deleuze, Gilles, 1925-1995
Fecha de publicación : 30-sep-2019
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : OLEGÁRIO, Hilson Santos. Desterritorialização no ensino de Filosofia : uma experiência rizomática no primeiro ano do ensino médio. 2019. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumen : Este trabalho é elaborado a partir do pensamento filosófico do francês Gilles Deleuze em seu Livro: O que é a Filosofia? (2010), trabalhando os seus conceitos de desterritorialização e de reterritorialização a partir de um deslocamento conceitual desenvolvido por seus comentadores na área da Educação aqui no Brasil, estas ferramentas conceituais são aplicadas na observação da relação de ensino de filosofia na disciplina filosofia junto ao 1º ano B do Ensino Médio da Escola Estadual Nossa Senhora da Apresentação, na cidade de Porto Calvo, no Estado de Alagoas, nos meses de março e de abril no ano de 2018. Sendo resultado de uma intervenção proposta no Programa de Mestrado Profissional de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco, numa perspectiva de favorecer uma educação libertária do ensino de filosofia que visa à autonomia e a responsabilidade do estudante diante seu próprio aprendizado. Esta proposta de ensino elaborada foi denominada como rizomática dentro da conceituação filosófica deleuzeana.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40548
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Hilson Santos Olegario.pdf1,23 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons