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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40537

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Título: A contextualização no ensino de equações: uma análise em um livro didático antes e depois do PNLD.
Autor(es): MENDES, Anderson Albuquerque
Palavras-chave: Álgebra; Equações; Livros didáticos; Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Data do documento: 9-Dez-2015
Citação: MENDES, Anderson Albuquerque. A contextualização no ensino de equações: uma análise em um livro didático antes e depois do PNLD. Caruaru: O Autor, 2015.
Abstract: No presente trabalho nos propomos a investigar as formas de contextualização que tem sido utilizadas para o ensino de equações nos livros didáticos, observando quais as mudanças que ocorreram passados 12 anos desde a implantação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Para isso buscamos observar quais livros didáticos estiveram presentes desde a primeira versão do PNLD até os dias atuais, em seguida buscamos realizar a categorização das formas de contextualização nos capítulos destinados ao ensino de equações do primeiro grau com uma variável, categorias estas que foram estruturadas a partir do trabalho de Silva e Santo (2004) a respeito de contextualização. E por fim realizamos a comparação entre os resultados obtidos nos livros antes e depois da implantação do PNLD. Em nossos resultados finais podemos constatar que as principais formas de contextualização utilizadas antes do PNLD mantiveram-se como as mais utilizadas também após, no entanto apresentam-se agora de maneira mais harmonizadas, sendo estas a contextualização em práticas sociais e em contextos internos a matemática.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40537
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