Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40537
Share on
Title: | A contextualização no ensino de equações: uma análise em um livro didático antes e depois do PNLD. |
Authors: | MENDES, Anderson Albuquerque |
Keywords: | Álgebra; Equações; Livros didáticos; Programa Nacional do Livro Didático (Brasil) |
Issue Date: | 9-Dec-2015 |
Citation: | MENDES, Anderson Albuquerque. A contextualização no ensino de equações: uma análise em um livro didático antes e depois do PNLD. Caruaru: O Autor, 2015. |
Abstract: | No presente trabalho nos propomos a investigar as formas de contextualização que tem sido utilizadas para o ensino de equações nos livros didáticos, observando quais as mudanças que ocorreram passados 12 anos desde a implantação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Para isso buscamos observar quais livros didáticos estiveram presentes desde a primeira versão do PNLD até os dias atuais, em seguida buscamos realizar a categorização das formas de contextualização nos capítulos destinados ao ensino de equações do primeiro grau com uma variável, categorias estas que foram estruturadas a partir do trabalho de Silva e Santo (2004) a respeito de contextualização. E por fim realizamos a comparação entre os resultados obtidos nos livros antes e depois da implantação do PNLD. Em nossos resultados finais podemos constatar que as principais formas de contextualização utilizadas antes do PNLD mantiveram-se como as mais utilizadas também após, no entanto apresentam-se agora de maneira mais harmonizadas, sendo estas a contextualização em práticas sociais e em contextos internos a matemática. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40537 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MENDES, Anderson Albuquerque.pdf | 2,59 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License