Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40537
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARBOSA, Edelweis Jose Tavares | - |
dc.contributor.author | MENDES, Anderson Albuquerque | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-14T23:43:40Z | - |
dc.date.available | 2021-07-14T23:43:40Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-09 | - |
dc.date.submitted | 2021-07-14 | - |
dc.identifier.citation | MENDES, Anderson Albuquerque. A contextualização no ensino de equações: uma análise em um livro didático antes e depois do PNLD. Caruaru: O Autor, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40537 | - |
dc.description.abstract | No presente trabalho nos propomos a investigar as formas de contextualização que tem sido utilizadas para o ensino de equações nos livros didáticos, observando quais as mudanças que ocorreram passados 12 anos desde a implantação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Para isso buscamos observar quais livros didáticos estiveram presentes desde a primeira versão do PNLD até os dias atuais, em seguida buscamos realizar a categorização das formas de contextualização nos capítulos destinados ao ensino de equações do primeiro grau com uma variável, categorias estas que foram estruturadas a partir do trabalho de Silva e Santo (2004) a respeito de contextualização. E por fim realizamos a comparação entre os resultados obtidos nos livros antes e depois da implantação do PNLD. Em nossos resultados finais podemos constatar que as principais formas de contextualização utilizadas antes do PNLD mantiveram-se como as mais utilizadas também após, no entanto apresentam-se agora de maneira mais harmonizadas, sendo estas a contextualização em práticas sociais e em contextos internos a matemática. | pt_BR |
dc.format.extent | 50p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Álgebra | pt_BR |
dc.subject | Equações | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Programa Nacional do Livro Didático (Brasil) | pt_BR |
dc.title | A contextualização no ensino de equações: uma análise em um livro didático antes e depois do PNLD. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4366045H2&tokenCaptchar=03AGdBq246OadXShgYoxzaqPQFuLRvG-pl6dasVk3FuYL8UQNfeB3yBxC_AtLhMduLVFPyNauLHWKskLsvwOIE6Mo7dYAxPRjpbeM4lZSkOPPcjUdVSDz_tum5FlIvwz4ky83iXb56JZuNWn56QFWZ8t8ZTN_ejaNqtIOYwv4BgS7WG3WExTIB7wX6WZzxnKqNUCRYCyQR-sylakyOdh9xUhRSXR4i7URF5RWJEvNdGrP1wOPs02agGCfqV1hBsgqVsqNnNebyALmWPS5zaPTW-TAqpS1LRhohh0HfYAIG8hTcN00D5EtG4EroY4F25l-qgTyJcXthRHuH-nUp7HNstJjQwbr8fLO9pXWeP3hrZlq785GSga0EYu0_QbGi7DTHvxO-VzVHyINAh7hb3DDiKy9axiirxOuUpzFcFwP-1NwQ97ENwFDFasl28Hb-LKiQW20LqiX3171ErMA4t0Dd-w1ixUXYmQZF8Q | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4196184D5&tokenCaptchar=03AGdBq24iAkp_Q4-UEencl2MjJ_fHp6RdCFzkg2M26-yi2ZXrJ8eYTqKmxNwrS70cu5_SmZGMsudpkje7N4Z5okp_5xGEc9yf_ksnTxPSLkN3kKjqY4bcAcqMWoiwpEH8C6Wuj_cross22kvpDX6GEH-yZhGLSw_bwNOJftjVXDuWl3Bjm39eKE51BdAQco_Q2MgVAExWIUAF__Q-M3ufvYwysDD74Vq65w_uwltErlfX1j-FU4TLSVWCWv9slnFwaxa2iu5JFaKUSAZMaa3D2sZ0W-pNxQwstXaQCtZ2JHoXLgbjv7xlN0ZSjmlkaKstUCda5m_F-T3Ks2oa1fdd7_yD5eui83p_zA_6uKWWRwQCBR_3ShuNEOFAqk0LNlXadD-EsHOV6O38tZf8_yTMoyOvAWtfRrdHJhpasbVGh9blNtoSwu3O1kCt7xIKKRckPj2fGyWFRI-_ua1wx94ecqnSSjjBtVfhww | pt_BR |
dc.description.abstractx | In this present work we propose to investigate ways of contextualization that has been used for teaching equations in textbooks, noting what changes occurred the past 12 years since the implementation of the National Textbook Program. For this we seek to observe which textbooks were present from the first version of PNLD to the present day, we seek to carry out the categorization of the forms of contextualization in the chapters dedicated to the education of first degree equations in one variable, categories these were structured from the work of Silva and Santo (2004) concerning contextualization. Finally we perform the comparison between the results obtained in the books before and after the implementation of PNLD. In our final results we can see that the main forms of contextualization used before of PNLD remained as the most used, however present themselves now of more harmonized way, which are the context in social practices and internal contexts the mathematics. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MENDES, Anderson Albuquerque.pdf | 2,59 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons