Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40537

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Edelweis Jose Tavares-
dc.contributor.authorMENDES, Anderson Albuquerque-
dc.date.accessioned2021-07-14T23:43:40Z-
dc.date.available2021-07-14T23:43:40Z-
dc.date.issued2015-12-09-
dc.date.submitted2021-07-14-
dc.identifier.citationMENDES, Anderson Albuquerque. A contextualização no ensino de equações: uma análise em um livro didático antes e depois do PNLD. Caruaru: O Autor, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40537-
dc.description.abstractNo presente trabalho nos propomos a investigar as formas de contextualização que tem sido utilizadas para o ensino de equações nos livros didáticos, observando quais as mudanças que ocorreram passados 12 anos desde a implantação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Para isso buscamos observar quais livros didáticos estiveram presentes desde a primeira versão do PNLD até os dias atuais, em seguida buscamos realizar a categorização das formas de contextualização nos capítulos destinados ao ensino de equações do primeiro grau com uma variável, categorias estas que foram estruturadas a partir do trabalho de Silva e Santo (2004) a respeito de contextualização. E por fim realizamos a comparação entre os resultados obtidos nos livros antes e depois da implantação do PNLD. Em nossos resultados finais podemos constatar que as principais formas de contextualização utilizadas antes do PNLD mantiveram-se como as mais utilizadas também após, no entanto apresentam-se agora de maneira mais harmonizadas, sendo estas a contextualização em práticas sociais e em contextos internos a matemática.pt_BR
dc.format.extent50p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectÁlgebrapt_BR
dc.subjectEquaçõespt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)pt_BR
dc.titleA contextualização no ensino de equações: uma análise em um livro didático antes e depois do PNLD.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4366045H2&tokenCaptchar=03AGdBq246OadXShgYoxzaqPQFuLRvG-pl6dasVk3FuYL8UQNfeB3yBxC_AtLhMduLVFPyNauLHWKskLsvwOIE6Mo7dYAxPRjpbeM4lZSkOPPcjUdVSDz_tum5FlIvwz4ky83iXb56JZuNWn56QFWZ8t8ZTN_ejaNqtIOYwv4BgS7WG3WExTIB7wX6WZzxnKqNUCRYCyQR-sylakyOdh9xUhRSXR4i7URF5RWJEvNdGrP1wOPs02agGCfqV1hBsgqVsqNnNebyALmWPS5zaPTW-TAqpS1LRhohh0HfYAIG8hTcN00D5EtG4EroY4F25l-qgTyJcXthRHuH-nUp7HNstJjQwbr8fLO9pXWeP3hrZlq785GSga0EYu0_QbGi7DTHvxO-VzVHyINAh7hb3DDiKy9axiirxOuUpzFcFwP-1NwQ97ENwFDFasl28Hb-LKiQW20LqiX3171ErMA4t0Dd-w1ixUXYmQZF8Qpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4196184D5&tokenCaptchar=03AGdBq24iAkp_Q4-UEencl2MjJ_fHp6RdCFzkg2M26-yi2ZXrJ8eYTqKmxNwrS70cu5_SmZGMsudpkje7N4Z5okp_5xGEc9yf_ksnTxPSLkN3kKjqY4bcAcqMWoiwpEH8C6Wuj_cross22kvpDX6GEH-yZhGLSw_bwNOJftjVXDuWl3Bjm39eKE51BdAQco_Q2MgVAExWIUAF__Q-M3ufvYwysDD74Vq65w_uwltErlfX1j-FU4TLSVWCWv9slnFwaxa2iu5JFaKUSAZMaa3D2sZ0W-pNxQwstXaQCtZ2JHoXLgbjv7xlN0ZSjmlkaKstUCda5m_F-T3Ks2oa1fdd7_yD5eui83p_zA_6uKWWRwQCBR_3ShuNEOFAqk0LNlXadD-EsHOV6O38tZf8_yTMoyOvAWtfRrdHJhpasbVGh9blNtoSwu3O1kCt7xIKKRckPj2fGyWFRI-_ua1wx94ecqnSSjjBtVfhwwpt_BR
dc.description.abstractxIn this present work we propose to investigate ways of contextualization that has been used for teaching equations in textbooks, noting what changes occurred the past 12 years since the implementation of the National Textbook Program. For this we seek to observe which textbooks were present from the first version of PNLD to the present day, we seek to carry out the categorization of the forms of contextualization in the chapters dedicated to the education of first degree equations in one variable, categories these were structured from the work of Silva and Santo (2004) concerning contextualization. Finally we perform the comparison between the results obtained in the books before and after the implementation of PNLD. In our final results we can see that the main forms of contextualization used before of PNLD remained as the most used, however present themselves now of more harmonized way, which are the context in social practices and internal contexts the mathematics.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationMatemática - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MENDES, Anderson Albuquerque.pdf2,59 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons