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Título : O popular descrito : a arquitetura popular na linha editorial do IPHAN
Autor : DANTAS, Hugo Stefano Monteiro
Palabras clave : Arquitetura popular; Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; Cultura Popular – Arquitetura
Fecha de publicación : 19-feb-2021
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : DANTAS, Hugo Stefano Monteiro. O popular descrito: a arquitetura popular na linha editorial do IPHAN. 2021. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumen : Somando-se aos estudos que buscam elucidar aspectos da trajetória do Instituto Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, a presente dissertação compreende e problematiza o lugar ocupado pela arquitetura popular, e a cultura popular, na linha editorial do órgão, caracterizada pelas publicações “Revista do Patrimônio”, “Publicações do SPHAN” e “Boletim do SPHAN/FNpM”. A linha editorial do IPHAN pode ser entendida como o locus de ação do órgão que profere um discurso que constrói um certo patrimônio brasileiro, tendo maior abrangência no discurso patrimonial do que o locus de ação do tombamento. Tipologias de arquitetura popular que não foram comumente preservadas a partir do locus de ação do tombamento, puderam figurar com certa constância nas páginas das publicações do IPHAN. A presente pesquisa apresenta uma abordagem histórico-documental, em que a linha editorial do IPHAN se constitui como material primário a ser estudado, sendo entendida como um documento histórico. Foi possível construir, a partir da pesquisa, a ideia de uma arquitetura popular descrita, inventariada, em três momentos distintos dentro da linha editorial do IPHAN: 1. entre as décadas de 1930-1970, momento em que a chamada arquitetura “civil” ganha destaque, com momentos ainda de inflexão com a introdução de textos acerca das habitações indígenas; 2) Entre as décadas de 1980-1990, quando há uma maior pluralidade acerca da arquitetura popular, com a introdução de bens populares de matrizes africanas e de imigrantes; 3) processo continuado e expandido também no recorte das décadas 2000-2010, em que a arquitetura popular é descrita a partir de diferentes tipologias em quase todas as regiões do país.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40535
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

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