Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40535

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCABRAL, Renata Campello-
dc.contributor.authorDANTAS, Hugo Stefano Monteiro-
dc.date.accessioned2021-07-14T21:10:59Z-
dc.date.available2021-07-14T21:10:59Z-
dc.date.issued2021-02-19-
dc.identifier.citationDANTAS, Hugo Stefano Monteiro. O popular descrito: a arquitetura popular na linha editorial do IPHAN. 2021. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40535-
dc.description.abstractSomando-se aos estudos que buscam elucidar aspectos da trajetória do Instituto Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, a presente dissertação compreende e problematiza o lugar ocupado pela arquitetura popular, e a cultura popular, na linha editorial do órgão, caracterizada pelas publicações “Revista do Patrimônio”, “Publicações do SPHAN” e “Boletim do SPHAN/FNpM”. A linha editorial do IPHAN pode ser entendida como o locus de ação do órgão que profere um discurso que constrói um certo patrimônio brasileiro, tendo maior abrangência no discurso patrimonial do que o locus de ação do tombamento. Tipologias de arquitetura popular que não foram comumente preservadas a partir do locus de ação do tombamento, puderam figurar com certa constância nas páginas das publicações do IPHAN. A presente pesquisa apresenta uma abordagem histórico-documental, em que a linha editorial do IPHAN se constitui como material primário a ser estudado, sendo entendida como um documento histórico. Foi possível construir, a partir da pesquisa, a ideia de uma arquitetura popular descrita, inventariada, em três momentos distintos dentro da linha editorial do IPHAN: 1. entre as décadas de 1930-1970, momento em que a chamada arquitetura “civil” ganha destaque, com momentos ainda de inflexão com a introdução de textos acerca das habitações indígenas; 2) Entre as décadas de 1980-1990, quando há uma maior pluralidade acerca da arquitetura popular, com a introdução de bens populares de matrizes africanas e de imigrantes; 3) processo continuado e expandido também no recorte das décadas 2000-2010, em que a arquitetura popular é descrita a partir de diferentes tipologias em quase todas as regiões do país.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArquitetura popularpt_BR
dc.subjectInstituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacionalpt_BR
dc.subjectCultura Popular – Arquiteturapt_BR
dc.titleO popular descrito : a arquitetura popular na linha editorial do IPHANpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5743636307959043pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4390726327385085pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento Urbanopt_BR
dc.description.abstractxIn addition to the historiographical studies that seek to elucidate aspects of the trajectory of the National Historical and Artistic Institute - IPHAN, this dissertation comprehends and problematizes the place occupied by popular architecture, and popular culture, in the editorial line of the institute, characterized by the publications “Revista do Patrimônio”, “Publicações do SPHAN” and “Boletim do SPHAN/FNpM”. The editorial line of IPHAN can be understood as the locus of action of the institute that delivers a discourse that builds a certain Brazilian heritage, having a greater scope in the patrimonial discourse than the locus of action of “tombamento”.Typologies of popular architecture that were not commonly preserved from the locus of action of the tipping, could appear with some constancy in the pages of IPHAN publications. This research presents a historical-documentary approach, in which the editorial line of IPHAN is constituted as primary material to be studied, being understood as a historical document. It was possible to build, from the research, the idea of a popular architecture described, inventoried, in three different moments within the editorial line of IPHAN: 1. between the decades of 1930-1970, when the so-called “civil” architecture wins highlight, with moments of inflection with the introduction of texts about indigenous dwellings; 2) Between the 1980s and 1990s, when there is a greater plurality about popular architecture, with the introduction of popular goods of African origin and immigrants; 3) continued and expanded process also in the 2000-2010 decade, in which popular architecture is described from different types in almost all regions of the country.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Hugo Stefano Monteiro Dantas.pdf5,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons