Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40411
Compartilhe esta página
Título: | Investigando dificuldades na aprendizagem de estudantes em cálculo diferencial e integral I. |
Autor(es): | MELO, Eliclécia Roberta Silva de |
Palavras-chave: | Cálculo diferencial; Cálculo integral; Erros |
Data do documento: | 27-Fev-2015 |
Citação: | MELO, Eliclécia Roberta Silva de. Investigando dificuldades na aprendizagem de estudantes em cálculo diferencial e integral I. Caruaru: O Autor, 2015. |
Abstract: | A presente pesquisa objetivou identificar as dificuldades de aprendizagem na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Campus Acadêmico do Agreste – CAA, no primeiro semestre de 2014. Assim, a pesquisa foi conduzida pela seguinte questão: quais são as possíveis causas dos erros cometidos pelos alunos de Cálculo Diferencial e Integral I? A investigação teve caráter qualitativo e quantitativo e se deu por meio da análise de um Questionário, de um Teste e da primeira avaliação da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. Os erros analisados constaram de um Teste e da primeira avaliação da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I, realizado pelos estudantes do 3º período do referido curso, tomamos como base para análise a proposta de Cury (2004), porém foram categorizados de acordo com a proposta de Movshovitz-Hadar et al (1987). Por meio das análises dos dados coletados do questionário aplicado, foi possível identificar os principais fatores contribuintes para o baixo desempenho dos estudantes na referida disciplina, entre eles a falta de tempo para se dedicar ao estudo da disciplina e a metodologia utilizada pelo professor. Já a análise de erros cometidos pelos investigados apontou que muitos alunos, mesmo no curso superior, ainda apresentam dificuldades em conhecimentos básicos de Matemática, tais como manipulações algébricas e função, especificamente em esboço de gráficos e domínio. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40411 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MELO, Eliclécia Roberta Silva de.pdf | 2,23 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons