Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40411

Compartilhe esta página

Título: Investigando dificuldades na aprendizagem de estudantes em cálculo diferencial e integral I.
Autor(es): MELO, Eliclécia Roberta Silva de
Palavras-chave: Cálculo diferencial; Cálculo integral; Erros
Data do documento: 27-Fev-2015
Citação: MELO, Eliclécia Roberta Silva de. Investigando dificuldades na aprendizagem de estudantes em cálculo diferencial e integral I. Caruaru: O Autor, 2015.
Abstract: A presente pesquisa objetivou identificar as dificuldades de aprendizagem na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Campus Acadêmico do Agreste – CAA, no primeiro semestre de 2014. Assim, a pesquisa foi conduzida pela seguinte questão: quais são as possíveis causas dos erros cometidos pelos alunos de Cálculo Diferencial e Integral I? A investigação teve caráter qualitativo e quantitativo e se deu por meio da análise de um Questionário, de um Teste e da primeira avaliação da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. Os erros analisados constaram de um Teste e da primeira avaliação da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I, realizado pelos estudantes do 3º período do referido curso, tomamos como base para análise a proposta de Cury (2004), porém foram categorizados de acordo com a proposta de Movshovitz-Hadar et al (1987). Por meio das análises dos dados coletados do questionário aplicado, foi possível identificar os principais fatores contribuintes para o baixo desempenho dos estudantes na referida disciplina, entre eles a falta de tempo para se dedicar ao estudo da disciplina e a metodologia utilizada pelo professor. Já a análise de erros cometidos pelos investigados apontou que muitos alunos, mesmo no curso superior, ainda apresentam dificuldades em conhecimentos básicos de Matemática, tais como manipulações algébricas e função, especificamente em esboço de gráficos e domínio.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40411
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MELO, Eliclécia Roberta Silva de.pdf2,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons