Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40411

Comparte esta pagina

Título : Investigando dificuldades na aprendizagem de estudantes em cálculo diferencial e integral I.
Autor : MELO, Eliclécia Roberta Silva de
Palabras clave : Cálculo diferencial; Cálculo integral; Erros
Fecha de publicación : 27-feb-2015
Citación : MELO, Eliclécia Roberta Silva de. Investigando dificuldades na aprendizagem de estudantes em cálculo diferencial e integral I. Caruaru: O Autor, 2015.
Resumen : A presente pesquisa objetivou identificar as dificuldades de aprendizagem na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Campus Acadêmico do Agreste – CAA, no primeiro semestre de 2014. Assim, a pesquisa foi conduzida pela seguinte questão: quais são as possíveis causas dos erros cometidos pelos alunos de Cálculo Diferencial e Integral I? A investigação teve caráter qualitativo e quantitativo e se deu por meio da análise de um Questionário, de um Teste e da primeira avaliação da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. Os erros analisados constaram de um Teste e da primeira avaliação da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I, realizado pelos estudantes do 3º período do referido curso, tomamos como base para análise a proposta de Cury (2004), porém foram categorizados de acordo com a proposta de Movshovitz-Hadar et al (1987). Por meio das análises dos dados coletados do questionário aplicado, foi possível identificar os principais fatores contribuintes para o baixo desempenho dos estudantes na referida disciplina, entre eles a falta de tempo para se dedicar ao estudo da disciplina e a metodologia utilizada pelo professor. Já a análise de erros cometidos pelos investigados apontou que muitos alunos, mesmo no curso superior, ainda apresentam dificuldades em conhecimentos básicos de Matemática, tais como manipulações algébricas e função, especificamente em esboço de gráficos e domínio.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40411
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MELO, Eliclécia Roberta Silva de.pdf2,23 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons