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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40233
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Título: | Os saberes campesinos nas práticas docentes em escolas do campo no município de Riacho das Almas – PE : um olhar através dos paradigmas da educação do campo |
Autor(es): | OLIVEIRA, Joelma Miriam de |
Palavras-chave: | Pós-colonialismo – Riacho das Almas (PE); Paradigmas (Ciências Sociais); Prática de ensino – Riacho das Almas (PE); Conhecimento tradicional associado – Riacho das Almas (PE) |
Data do documento: | 23-Nov-2020 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | OLIVEIRA, Joelma Miriam de. Os saberes campesinos nas práticas docentes em escolas do campo no município de Riacho das Almas – PE: um olhar através dos paradigmas da educação do campo. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. |
Abstract: | Esta pesquisa trata dos saberes campesinos identificados na comunidade e que permeiam as práticas docentes em uma escola localizada na Vila Vitorino, município de Riacho das Almas-PE. O estudo está vinculado à linha de pesquisa Educação e Diversidade, do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea no Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. A mesma é financiada pela CAPES. Como percurso teórico-metodológico de desenvolvimento da pesquisa, utilizamos como lente interpretativa os Estudos Pós-Coloniais (SARTORELLO, 2009; WALSH, 2007, 2008; MIGNOLO, 1996, 2008; QUIJANO, 2005). Para os procedimentos de coleta de dados utilizamos questionários, entrevistas e diário de campo. Por fim, adotamos para análise de dados a análise de conteúdo, através da análise temática, segundo Bardin (2011) e Vala (1999). Pressupomos que as práticas docentes atendem de alguma maneira, as especificidades e as diferenças da população do campo. Nesse sentido, chegamos ao seguinte questionamento: como são tratados os saberes campesinos da comunidade na Vila Vitorino que permeiam às práticas docentes da escola? Traçamos como objetivo geral: Compreender como são tratados os saberes campesinos da comunidade Vila Vitorino que habitam as práticas docentes da escola. Como objetivos específicos: a) identificar os saberes campesinos e suas respectivas vivências na Vila Vitorino; b) Identificar quais saberes da Vila Vitorino habitam na escola; c) analisar como os saberes campesinos são tratados nas práticas docentes realizadas na escola da Vila Vitorino. As análises mostraram que os saberes identificados na comunidade local, adentram o contexto escolar e são trabalhados nas práticas docentes a partir das perspectivas dos paradigmas da Educação Rural hegemônica, Educação Rural contra hegemônica e da Educação do Campo, mas existem determinados saberes da organização social que são silenciados. Daí a necessidade de estabelecer um diálogo intercultural entre os saberes que permeiam o espaço escolar. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40233 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
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