Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40233

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Janssen Felipe da-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Joelma Miriam de-
dc.date.accessioned2021-05-31T14:02:32Z-
dc.date.available2021-05-31T14:02:32Z-
dc.date.issued2020-11-23-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Joelma Miriam de. Os saberes campesinos nas práticas docentes em escolas do campo no município de Riacho das Almas – PE: um olhar através dos paradigmas da educação do campo. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40233-
dc.description.abstractEsta pesquisa trata dos saberes campesinos identificados na comunidade e que permeiam as práticas docentes em uma escola localizada na Vila Vitorino, município de Riacho das Almas-PE. O estudo está vinculado à linha de pesquisa Educação e Diversidade, do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea no Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. A mesma é financiada pela CAPES. Como percurso teórico-metodológico de desenvolvimento da pesquisa, utilizamos como lente interpretativa os Estudos Pós-Coloniais (SARTORELLO, 2009; WALSH, 2007, 2008; MIGNOLO, 1996, 2008; QUIJANO, 2005). Para os procedimentos de coleta de dados utilizamos questionários, entrevistas e diário de campo. Por fim, adotamos para análise de dados a análise de conteúdo, através da análise temática, segundo Bardin (2011) e Vala (1999). Pressupomos que as práticas docentes atendem de alguma maneira, as especificidades e as diferenças da população do campo. Nesse sentido, chegamos ao seguinte questionamento: como são tratados os saberes campesinos da comunidade na Vila Vitorino que permeiam às práticas docentes da escola? Traçamos como objetivo geral: Compreender como são tratados os saberes campesinos da comunidade Vila Vitorino que habitam as práticas docentes da escola. Como objetivos específicos: a) identificar os saberes campesinos e suas respectivas vivências na Vila Vitorino; b) Identificar quais saberes da Vila Vitorino habitam na escola; c) analisar como os saberes campesinos são tratados nas práticas docentes realizadas na escola da Vila Vitorino. As análises mostraram que os saberes identificados na comunidade local, adentram o contexto escolar e são trabalhados nas práticas docentes a partir das perspectivas dos paradigmas da Educação Rural hegemônica, Educação Rural contra hegemônica e da Educação do Campo, mas existem determinados saberes da organização social que são silenciados. Daí a necessidade de estabelecer um diálogo intercultural entre os saberes que permeiam o espaço escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPós-colonialismo – Riacho das Almas (PE)pt_BR
dc.subjectParadigmas (Ciências Sociais)pt_BR
dc.subjectPrática de ensino – Riacho das Almas (PE)pt_BR
dc.subjectConhecimento tradicional associado – Riacho das Almas (PE)pt_BR
dc.titleOs saberes campesinos nas práticas docentes em escolas do campo no município de Riacho das Almas – PE : um olhar através dos paradigmas da educação do campopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coFERREIRA, Michele Guerreiro-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1024410774256362pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7400508587983938pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxThis research deals with the peasant knowledge identified in the community and that permeates the Teaching Practices at the Vila Vitorino school in the Municipality of Riacho das Almas-PE. It is linked to the line of research: Education and Diversity of the Graduate Program in Contemporary Education at the Academic Center of Agreste of the Federal University of Pernambuco, which is funded by Capes. As a methodological path for the development of the research, we used Post-Colonial Studies as an interpretive lens (MIGNOLO, 1996, 2008; QUIJANO, 2005; WALSH, 2007, 2008; SARTORELLO, 2009), for the data collection procedures we used questionnaires, interviews and field diary, finally we adopted Content Analysis through thematic analysis Bardin (2011) and Vala (1999) for data analysis. We assume that the Teaching Practices meet in some way the specificities and differences of the rural population. In this sense, we come to the following question: how are the peasant knowledge of Vila Vitorino that inhabit the teaching practices of the school treated? We set the general objective: To understand how the peasant knowledge of Vila Vitorino that inhabits the school's Teaching Practices is treated. As specific objectives: a) to identify the peasant knowledge and their respective experiences in Vila Vitorino; b) Identify what knowledge of Vila Vitorino lives in the school; c) to analyze how peasant knowledge is treated in the Teaching Practices carried out at the Vila Vitorino school. The analyzes showed that the knowledge identified in the local community, enters the school context and is worked on in Teaching Practices from the perspectives of the Paradigms of Hegemonic Rural Education, Rural Education Against Hegemonic and Rural Education, but there are certain knowledge of social organization that are silenced. Hence the need to establish an intercultural dialogue between the knowledge that permeates the school space.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/8184765765618521pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Joelma Miriam de Oliveira.pdf1,78 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons