Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40221

Compartilhe esta página

Título: Conhecimento de álgebra de futuros professores de matemática: uma discussão sobre os erros cometidos por egressos do ensino médio.
Autor(es): SANTOS, Fabiane Pereira dos
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino; Álgebra; Erros
Data do documento: 14-Mar-2014
Citação: SANTOS, Fabiane Pereira dos. Conhecimento de álgebra de futuros professores de matemática: uma discussão sobre os erros cometidos por egressos do ensino médio. Caruaru: O Autor, 2014.
Abstract: Neste trabalho objetivou-se analisar e categorizar os tipos de erros cometidos por futuros professores de Matemática na resolução de questões Algébricas, baseando-se no modelo de categorização de erros de Nitsa Movshovitz-Hadar e seus colaboradores. A investigação tem caráter qualitativo e quantitativo e foi desenvolvida na Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste. Para isso foi elaborado um teste com 8 questões com base nos descritores de Álgebra da Educação Básica retiradas e adaptadas da prova do SAEPE -Pacto pela Educação dos anos de 2011 e 2012. Esse teste foi aplicado na turma do 1º período de Licenciatura em Matemática e 35 estudantes responderam. As referidas questões, que originalmente eram aplicadas no formato de múltipla escolha, foram modificadas e aplicadas de forma discursiva, para que fosse valorizado o processo de resolução e não somente o de resultado. Considera-se a importância do tratamento didático do erro no processo de ensino e aprendizagem de Álgebra para que esses erros não se constituam como obstáculos, para própria sala de aula do futuro professor, trazendo como consequência um ensino frágil, que pode levar seus alunos a erros do mesmo tipo. A análise fundamentou-se em minha experiência profissional, portanto outro profissional poderia indicar uma classificação diferente e é realizada de forma extensiva e não intensiva a fim de analisar a maior quantidade de questões e verificar a maior quantidade de tipos de erros.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40221
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, Fabiane Pereira dos.pdf4,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons