Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40221

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorSANTOS, Fabiane Pereira dos-
dc.date.accessioned2021-05-28T23:49:55Z-
dc.date.available2021-05-28T23:49:55Z-
dc.date.issued2014-03-14-
dc.date.submitted2021-05-28-
dc.identifier.citationSANTOS, Fabiane Pereira dos. Conhecimento de álgebra de futuros professores de matemática: uma discussão sobre os erros cometidos por egressos do ensino médio. Caruaru: O Autor, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40221-
dc.description.abstractNeste trabalho objetivou-se analisar e categorizar os tipos de erros cometidos por futuros professores de Matemática na resolução de questões Algébricas, baseando-se no modelo de categorização de erros de Nitsa Movshovitz-Hadar e seus colaboradores. A investigação tem caráter qualitativo e quantitativo e foi desenvolvida na Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste. Para isso foi elaborado um teste com 8 questões com base nos descritores de Álgebra da Educação Básica retiradas e adaptadas da prova do SAEPE -Pacto pela Educação dos anos de 2011 e 2012. Esse teste foi aplicado na turma do 1º período de Licenciatura em Matemática e 35 estudantes responderam. As referidas questões, que originalmente eram aplicadas no formato de múltipla escolha, foram modificadas e aplicadas de forma discursiva, para que fosse valorizado o processo de resolução e não somente o de resultado. Considera-se a importância do tratamento didático do erro no processo de ensino e aprendizagem de Álgebra para que esses erros não se constituam como obstáculos, para própria sala de aula do futuro professor, trazendo como consequência um ensino frágil, que pode levar seus alunos a erros do mesmo tipo. A análise fundamentou-se em minha experiência profissional, portanto outro profissional poderia indicar uma classificação diferente e é realizada de forma extensiva e não intensiva a fim de analisar a maior quantidade de questões e verificar a maior quantidade de tipos de erros.pt_BR
dc.format.extent61p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectÁlgebrapt_BR
dc.subjectErrospt_BR
dc.titleConhecimento de álgebra de futuros professores de matemática: uma discussão sobre os erros cometidos por egressos do ensino médio.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTOS JÚNIOR, Valdir Bezerra dos-
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4472935Z6&tokenCaptchar=03AGdBq26Lipeqq3VndX-jSKadlpLH6dplWvhtrLRmejtYeu9TATiFXZLmdVN44rin-1q6tLTkA3lpeVgmc7H3neNr7TsV6S9GbL7MjQOT5FRj9sEL5ZH9jhHnmLETWFGtXHDBhkY-HDvjUvQAoIkOyayrelvU4smnUxIrhaRIZ2d9LIYyI1Zuuvv9VZNtV6tVG4wyrr2jOjIYkOF69RJlThYy4m9yPhWCLxgSIvqKVZllStsSMpZJPFkQGTm4mA6vzcVuCtKL6PJa2KPD4HfsMFtWfWfn7DC5cHf3YW8G69_7nHrp8tD3ssbefBQGlwnLS3EC5uxvbVv3EMhbB01FMlbj21W-9Ctu2nn_YtzWvNKkq4Ff8I-rK9yUpA2gE85Pzw3OL6K60MA_-aIYwF0Xi4MSWzS_vsMm1-Ammp6r3XzmgNVcQirN2ZmHnm4iI6TeziJpLaeCkO6km9k-TYvP9sz98zUQ6qq-9Qpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253258Y9&tokenCaptchar=03AGdBq26f3TDRld1KHQHDfWaC58-JmUjJOl0vtLzNjN8Emhkmkx1gcvnMGMKZN57ei9VftW87rs1SSOqrJMMvSFx0JVmngWaej0VLekMlhnKqGW0C3drYEPm7-Tp_GT07BkCvxlRaQrI8b0w4OqMDIjT7gb3zwM12n5aRpX_rVaZZXFKA3jEVv4LptstsHuAnoUnptSagkRRVOi9bo2bJwRG4HiXN-oDv-VGYN5GoyfNhsBKQlIeUhwrOkctLPDYPO9kv8mC7InWwftE4hCrUU9p39r9xoFRzFuXz-zm179jPeefNB2MBtbwfxLf5yEv7wxyNPwA86iLDag41LKMyzEy4d4FuUfmAoX2cUbNSu3Np6UQ6yxDSfiPJIYt3hvlmU_Fa3edx7F886eMZvaEdkEzygQ64NDv1h-iFGPzffuoV4F_VvnLDPTHVOJ8aQL-xdf-NG-KJUiix1uUPC80Ax9Y18w1rHOLeHeMVNTE-cuFx3hrMzp2J77Ept_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationMatemática - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4718419H6&tokenCaptchar=03AGdBq25OQe8gpHp6V01HbSEAZUH2j9UBUbYCOOFH4hxVkWe_o-mRiG5pquXFGn_2yAtWiKLw-ZSXWpLGbynNPPjHgR-V8XwO5gw3_kUviFrw7D8QRKcjUN29RRhgppI2iT_wmRLVS9Hk93aw1v29UEgRUzZM4jcYc4IAcPm_cYZxK7i_o8W_g6Wx70dO8PraHedadMPtmzB4hoc86-yqpPCvgWOpLfRdqkblZBfD2iRW-hf2gHs1Ls9vah8pvTWDXebJzCsKhjH98neG7t6jlGbECiQxspmGqpraYozD4htn2fy2ze3FoE1YhWl7VGFFS4uBl9ABRRfrfwUNc3QWfOaJSXU8rGKXAwb1lCaO31-hBMf_-LHYXXQi8F0zXhzMbZW-DUEaVw2t91uRREICuAHqnmwpC7c-voW_BzVbvs_rqNovMQ4ia5vrfniFJt8fC0rlGbxXydlzA-usHlXCOXzcQInB0XoQbApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, Fabiane Pereira dos.pdf4,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons