Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: 
                
    
    https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40182
                Comparte esta pagina
| Título : | Modernização-restauradora e transformismo na política do ensino médio [integral] em Pernambuco : estratégias da hegemonia empresarial e controle do trabalho docente | 
| Autor : | BARBOSA, John Mateus | 
| Palabras clave : | Ensino Médio – Pernambuco; Condições do Trabalho Docente – Pernambuco; Ensino Integral – Pernambuco; UFPE – Pós-graduação | 
| Fecha de publicación : | 15-dic-2020 | 
| Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco | 
| Citación : | BARBOSA, John Mateus. Modernização-restauradora e transformismo na política do ensino médio [integral] em Pernambuco: estratégias da hegemonia empresarial e controle do trabalho docente. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | 
| Resumen : | A tese de doutorado aqui apresentada partiu da problemática que envolve a reestruturação da política do ensino médio em pernambucano e a rotinização de estratégias de controle sobre o trabalho docente. Nesse sentido, nosso problema de pesquisa foi: como a rotina de trabalho dos(as) professores(as) vem sendo racionalizada dentro da política do ensino médio integral em Pernambuco? Partimos do pressuposto de que o controle do trabalho docente está articulado a um processo de hegemonia, isto é, rotinização de uma determinada racionalidade de classe, entendida como racionalização [controle da rotina], que envolve: filosofia de trabalho, métodos de gestão e a atuação de intelectuais, aparelhos de hegemonia e do Estado para o disciplinamento moral e intelectual dos(as) professores(as). Tomamos em nossa abordagem teórico-metodológica categorias e conceitos da produção teórica de Gramsci, especialmente, os apontamentos no C22 [Americanismo e fordismo]. Os procedimentos metodológicos foram análise documental e entrevistas junto aos docentes da rede estadual de ensino. O marco temporal do estudo está circunscrito ao período de 2003 a 2020. Concluímos que o estado de Pernambuco, a partir de inovações administrativas, pedagógicas e normativas, desenvolveu, aprimorou e expandiu um modelo de racionalização da rotina de trabalho docente, a Tecnologia Empresarial Socioeducacional – TESE, inspirada na Odebrecht, que combina fundamentos, métodos de gestão e a estrutura de trabalho do taylorismo com aspectos da acumulação flexível. No campo ideológico busca-se o consentimento dos(as) docentes acerca da responsabilização pelos resultados do programa, intensificação da jornada de trabalho, ampliação das tarefas e a desregulamentação da profissão. Observou-se também a aquisição, via estado de Pernambuco, de tecnologias sofisticadas para monitorar e disciplinar a rotina de trabalho docente. As estratégias políticas utilizadas pela hegemonia empresarial para implementar o modelo TESE na política do ensino médio foram a modernização-restauração e o transformismo, modalidades de apassivamento típicas de revolução passiva. | 
| URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40182 | 
| Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Educação | 
Ficheros en este ítem: 
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TESE John Mateus Barbosa.pdf | 6,58 MB | Adobe PDF |  Visualizar/Abrir | 
| Este ítem está protegido por copyright original | 
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons  Licencia Creative Commons 
     
    
