Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40182

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Jamerson Antônio de Almeida da-
dc.contributor.authorBARBOSA, John Mateus-
dc.date.accessioned2021-05-26T13:20:40Z-
dc.date.available2021-05-26T13:20:40Z-
dc.date.issued2020-12-15-
dc.identifier.citationBARBOSA, John Mateus. Modernização-restauradora e transformismo na política do ensino médio [integral] em Pernambuco: estratégias da hegemonia empresarial e controle do trabalho docente. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40182-
dc.description.abstractA tese de doutorado aqui apresentada partiu da problemática que envolve a reestruturação da política do ensino médio em pernambucano e a rotinização de estratégias de controle sobre o trabalho docente. Nesse sentido, nosso problema de pesquisa foi: como a rotina de trabalho dos(as) professores(as) vem sendo racionalizada dentro da política do ensino médio integral em Pernambuco? Partimos do pressuposto de que o controle do trabalho docente está articulado a um processo de hegemonia, isto é, rotinização de uma determinada racionalidade de classe, entendida como racionalização [controle da rotina], que envolve: filosofia de trabalho, métodos de gestão e a atuação de intelectuais, aparelhos de hegemonia e do Estado para o disciplinamento moral e intelectual dos(as) professores(as). Tomamos em nossa abordagem teórico-metodológica categorias e conceitos da produção teórica de Gramsci, especialmente, os apontamentos no C22 [Americanismo e fordismo]. Os procedimentos metodológicos foram análise documental e entrevistas junto aos docentes da rede estadual de ensino. O marco temporal do estudo está circunscrito ao período de 2003 a 2020. Concluímos que o estado de Pernambuco, a partir de inovações administrativas, pedagógicas e normativas, desenvolveu, aprimorou e expandiu um modelo de racionalização da rotina de trabalho docente, a Tecnologia Empresarial Socioeducacional – TESE, inspirada na Odebrecht, que combina fundamentos, métodos de gestão e a estrutura de trabalho do taylorismo com aspectos da acumulação flexível. No campo ideológico busca-se o consentimento dos(as) docentes acerca da responsabilização pelos resultados do programa, intensificação da jornada de trabalho, ampliação das tarefas e a desregulamentação da profissão. Observou-se também a aquisição, via estado de Pernambuco, de tecnologias sofisticadas para monitorar e disciplinar a rotina de trabalho docente. As estratégias políticas utilizadas pela hegemonia empresarial para implementar o modelo TESE na política do ensino médio foram a modernização-restauração e o transformismo, modalidades de apassivamento típicas de revolução passiva.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino Médio – Pernambucopt_BR
dc.subjectCondições do Trabalho Docente – Pernambucopt_BR
dc.subjectEnsino Integral – Pernambucopt_BR
dc.subjectUFPE – Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleModernização-restauradora e transformismo na política do ensino médio [integral] em Pernambuco : estratégias da hegemonia empresarial e controle do trabalho docentept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0820430569010770pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8911040109047998pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe doctoral thesis presented started from the problematic that involves the restructuring of high school policy in Pernambuco and the routinization of control strategies over teaching work. In this sense, our research problem was: how has the teachers' work routine been rationalized within the policy of full secondary education in Pernambuco? We start from the assumption that the control of teaching work is linked to a process of hegemony, that is, the routinization of a determined class rationality, understood as rationalization, which involves: work philosophy, management methods and the performance of intellectuals, devices of hegemony and the State for the moral and intellectual discipline of teachers. In our theoretical-methodological approach, we take categories and concepts from Gramsci's theoretical production, especially the notes in C22 [Americanism and Fordism]. The methodological procedures were document analysis and interviews with teachers from the state school system. The study's timeframe is limited to the period from 2003 to 2020. We conclude that the state of Pernambuco, based on administrative, pedagogical and normative innovations, developed, improved and expanded a model for rationalizing the teaching work routine, the Socio-Educational Entrepreneurial Technology - TESE, inspired by Odebrecht, which combines fundamentals, management methods and the working structure of Taylorism with aspects of flexible accumulation. In the ideological field, teachers' consent is sought regarding accountability for the results of the program, intensification of the working day, expansion of tasks and the deregulation of the profession. There was also the acquisition, via the state of Pernambuco, of sophisticated technologies to monitor and discipline the teaching work routine. The political strategies used by corporate hegemony to implement the TESE model in the policy of integral high school were modernization-restoration and transformism, types of passivation typical of passive revolution.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE John Mateus Barbosa.pdf6,58 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons