Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40164

Comparte esta pagina

Título : Proposta e validação de uma sequência didática para o ensino de substâncias químicas com base na abordagem CTSA.
Autor : ALVES, Isana Ribeiro
Palabras clave : Química - Estudo e ensino; Didática; Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente
Fecha de publicación : 19-dic-2018
Citación : ALVES, Isana Ribeiro. Proposta e validação de uma sequência didática para o ensino de substâncias químicas com base na abordagem CTSA. Caruaru: O Autor, 2018.
Resumen : O presente trabalho relata uma pesquisa desenvolvida no curso de licenciatura em química com intuito de investigar os alunos do ensino médio e analisar as concepções de alunos sobre o conceito de substancias químicas identificando a natureza dessas ideias e o contexto ao qual elas podem estar relacionadas. A pesquisa foi realizada na cidade de gravatá com alunos do primeiro ano do ensino médio e teve uma abordagem qualitativa, busca-se construir uma sequência didática (SD), por meio de conhecimentos prévios, buscando-se contemplar um tema da química na perspectiva de uma aprendizagem significativa e contextualizada. Trabalho-se um enfoque inovador é importante para o desenvolvimento da prática no ensino de química o CTSA no desenvolvimento da SD com uma problemática muito importante que foi a Água. No desenvolvimento da SD foram utilizadas diferentes metodologias e ferramentas, como interpretação de textos jornalísticos, vídeos. Para verificar, se houve aprendizado será analisado a fala dos alunos e pra coleta da voz foi feita gravações em adio para transcrição e análise, a analise feita por categorização de (Silva,Diniz 2016). Observou-se adicionalmente que os alunos reconheceram a importância social e ambiental no seu cotidiano.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40164
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ALVES, Isana Ribeiro.pdf957,52 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons