Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40164

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, João Roberto Ratis Tenório da-
dc.contributor.authorALVES, Isana Ribeiro-
dc.date.accessioned2021-05-24T23:31:49Z-
dc.date.available2021-05-24T23:31:49Z-
dc.date.issued2018-12-19-
dc.date.submitted2021-05-24-
dc.identifier.citationALVES, Isana Ribeiro. Proposta e validação de uma sequência didática para o ensino de substâncias químicas com base na abordagem CTSA. Caruaru: O Autor, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40164-
dc.description.abstractO presente trabalho relata uma pesquisa desenvolvida no curso de licenciatura em química com intuito de investigar os alunos do ensino médio e analisar as concepções de alunos sobre o conceito de substancias químicas identificando a natureza dessas ideias e o contexto ao qual elas podem estar relacionadas. A pesquisa foi realizada na cidade de gravatá com alunos do primeiro ano do ensino médio e teve uma abordagem qualitativa, busca-se construir uma sequência didática (SD), por meio de conhecimentos prévios, buscando-se contemplar um tema da química na perspectiva de uma aprendizagem significativa e contextualizada. Trabalho-se um enfoque inovador é importante para o desenvolvimento da prática no ensino de química o CTSA no desenvolvimento da SD com uma problemática muito importante que foi a Água. No desenvolvimento da SD foram utilizadas diferentes metodologias e ferramentas, como interpretação de textos jornalísticos, vídeos. Para verificar, se houve aprendizado será analisado a fala dos alunos e pra coleta da voz foi feita gravações em adio para transcrição e análise, a analise feita por categorização de (Silva,Diniz 2016). Observou-se adicionalmente que os alunos reconheceram a importância social e ambiental no seu cotidiano.pt_BR
dc.format.extent56p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectCiência, Tecnologia, Sociedade e Ambientept_BR
dc.titleProposta e validação de uma sequência didática para o ensino de substâncias químicas com base na abordagem CTSA.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8073226D6&tokenCaptchar=03AGdBq24JpxsPcI5Z6EMh4QsSMNRublqBb9Egmqn7VtaGwrI7aPduAdzqxNd8XMIBbgq657LLbVSDK8n9aaqC2xILl0nKg-qMmlEjF_hto-Wbkj1Rzg6NSJ6C-LwWi8hGaspS3WC2wlsY9W1a-__V2KzOxAacLkW0uv7ptVeipcFHFbE8K4bpk4Mxrk6h4KCngujNk24QrJwya7zN_Bt6r5MyZr45yKhI9cTEYPa4ziPlIG8bu9XiyFQd1hRNOrgsZksW6ns5RPrEdWS_l-4oer3BBN80PcUskiErjZqbAx_bvMjLw1jR5D6RHYXPi-G_a1ttSP6N5-SCOsU2F4fCMIXsUwVQSWcuwSOksoOAq-QTozTjrlJvXRZzDbZ40P3fCKy_pxghaxVcZpcsiR7KPda7lVqSMo4Icqm7G9c286m0NRGPsqBE2HMDRm2cn_XoTM7vtLiHe2_1BrOnVkVoi9PhR7ZO1mR4tgpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4194805A6&tokenCaptchar=03AGdBq25HdEqueBLzTAnnqttYS8ZXKM-bZ9G-FpixbM7T-PnCmgWDMW9l648p1NOwQPYFNw3rM47pkRyz_TKQbXeguj9BzdypyguHOemUOaf3mNc8VL6rpezp7SYZo5NVGCNRa2HpOCe2nfBHeE_1KbwU_muvBAY6CirUBNh4EWIUzq9-aK3xxhBtWU-L_LpaB3zRarook6-xnbn2kXQMTuMdKz4qmqfSSWimobPDT_7uXXGIGN_AMxYCbJgZY5Y0UoUdnOwaJedAfN955TBTZbY8eYPgj2H8XdcO7EnkSr_q6Bi_XwNfNwiRjgt80wmTA3dImLWTWTpjAYMPHKU4TwIflkiVBPp33jlfWUIu4Y3Ty478uggUweO_I7nnN1p-HAaoliZzpgHo6fHVOZMAPcLsx9dIAt02Yo_iZ-E-tnEXEVEXUqK654JGowd9TmcGYrRgYARCGgeClzjN5OpHyLA5YT2eMeZZ5gpt_BR
dc.description.abstractxThe present work was developed as a course of chemistry with the purpose of researching high school and as concept of concept analysis of data submission as a concept of teaching and definition of concepts. The research was carried out in the city of engraving with the students of the first year of high school and had a qualitative approach, it seeks a thematic of computer science (SD), through previous research, seeking to contemplate a science theme in the perspective of meaningful and contextualized learning. Work-in-the-high stress in the development of development in the education of the CTSA in development of SD with the very important problem that was the Water. In the development of SD, methodologies and tools were used, such as the interpretation of journalistic texts and videos. To verify if, the learning will be analyzed, the speech of the students and the generation of a series of audio recordings for analysis and transcription, an analysis made by categorization of (Silva, Diniz 2016). It was also observed that students reassess the social and environmental importance of their daily life.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALVES, Isana Ribeiro.pdf957,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons