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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40164
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Title: | Proposta e validação de uma sequência didática para o ensino de substâncias químicas com base na abordagem CTSA. |
Authors: | ALVES, Isana Ribeiro |
Keywords: | Química - Estudo e ensino; Didática; Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente |
Issue Date: | 19-Dec-2018 |
Citation: | ALVES, Isana Ribeiro. Proposta e validação de uma sequência didática para o ensino de substâncias químicas com base na abordagem CTSA. Caruaru: O Autor, 2018. |
Abstract: | O presente trabalho relata uma pesquisa desenvolvida no curso de licenciatura em química com intuito de investigar os alunos do ensino médio e analisar as concepções de alunos sobre o conceito de substancias químicas identificando a natureza dessas ideias e o contexto ao qual elas podem estar relacionadas. A pesquisa foi realizada na cidade de gravatá com alunos do primeiro ano do ensino médio e teve uma abordagem qualitativa, busca-se construir uma sequência didática (SD), por meio de conhecimentos prévios, buscando-se contemplar um tema da química na perspectiva de uma aprendizagem significativa e contextualizada. Trabalho-se um enfoque inovador é importante para o desenvolvimento da prática no ensino de química o CTSA no desenvolvimento da SD com uma problemática muito importante que foi a Água. No desenvolvimento da SD foram utilizadas diferentes metodologias e ferramentas, como interpretação de textos jornalísticos, vídeos. Para verificar, se houve aprendizado será analisado a fala dos alunos e pra coleta da voz foi feita gravações em adio para transcrição e análise, a analise feita por categorização de (Silva,Diniz 2016). Observou-se adicionalmente que os alunos reconheceram a importância social e ambiental no seu cotidiano. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40164 |
Appears in Collections: | TCC - Química - Licenciatura |
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