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Título : Contextualização e interdisciplinaridade evidenciadas nas questões sobre ácidos e bases na prova de ciências da natureza do ENEM.
Autor : AGOSTINHO, Juann Carlos Silva
Palabras clave : Química - Estudo e ensino; Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação; Ácidos; Bases (Química); Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil)
Fecha de publicación : 19-ene-2017
Citación : AGOSTINHO, Juann Carlos Silva. Contextualização e interdisciplinaridade evidenciadas nas questões sobre ácidos e bases na prova de ciências da natureza do ENEM. Caruaru: O Autor, 2017.
Resumen : O presente trabalho analisa como ocorrem as situações de contextualização e interdisciplinaridade nas questões que abordam o conteúdo de Ácidos e Bases da prova azul de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM, aplicado entre os anos 2009 e 2015. Para tal, foi realizado um estudo nos documentos oficiais desse exame, além da análise das questões, contemplando diferentes ideias de contextualização e interdisciplinaridade, discutidas por referenciais teóricos no âmbito da educação. A análise revelou que os conteúdos mais explorados se referem às Reações Químicas Equilíbrio Químico, a Força dos Ácidos e Potencial Hidrogeniônico (pH). Em relação à contextualização, observou-se que a maioria das questões aborda assuntos relacionados com o cotidiano e enfoque ambiental. Já em relação à interdisciplinaridade, foi evidenciada apenas em duas questões, ambas as questões apresentam relação entre as disciplinas Química e Biologia.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40136
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

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