Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40136

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVASCONCELOS, Flávia Cristina Gomes Catunda de-
dc.contributor.authorAGOSTINHO, Juann Carlos Silva-
dc.date.accessioned2021-05-21T00:07:34Z-
dc.date.available2021-05-21T00:07:34Z-
dc.date.issued2017-01-19-
dc.date.submitted2021-05-20-
dc.identifier.citationAGOSTINHO, Juann Carlos Silva. Contextualização e interdisciplinaridade evidenciadas nas questões sobre ácidos e bases na prova de ciências da natureza do ENEM. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40136-
dc.description.abstractO presente trabalho analisa como ocorrem as situações de contextualização e interdisciplinaridade nas questões que abordam o conteúdo de Ácidos e Bases da prova azul de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM, aplicado entre os anos 2009 e 2015. Para tal, foi realizado um estudo nos documentos oficiais desse exame, além da análise das questões, contemplando diferentes ideias de contextualização e interdisciplinaridade, discutidas por referenciais teóricos no âmbito da educação. A análise revelou que os conteúdos mais explorados se referem às Reações Químicas Equilíbrio Químico, a Força dos Ácidos e Potencial Hidrogeniônico (pH). Em relação à contextualização, observou-se que a maioria das questões aborda assuntos relacionados com o cotidiano e enfoque ambiental. Já em relação à interdisciplinaridade, foi evidenciada apenas em duas questões, ambas as questões apresentam relação entre as disciplinas Química e Biologia.pt_BR
dc.format.extent54p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectÁcidospt_BR
dc.subjectBases (Química)pt_BR
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio (Brasil)pt_BR
dc.titleContextualização e interdisciplinaridade evidenciadas nas questões sobre ácidos e bases na prova de ciências da natureza do ENEM.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4404362J5&tokenCaptchar=03AGdBq24Gb4W5m0tRYrjv18I_l0H91RjAQyo7eyJbcs3ieDoBGUUtPV_uA5UBys-uxsPX59JWfz1ShStPtQmy5ko8Tl0bag4P0ANizgCxyaegpioIBBIX15kDbjYdxWwrZeQ6upferejyMEkgVjaOtok77IOaUSQEwFyIoDsy0z2YAQbOYSe-FAS-PNlttksb5Gm6vbQ62uC9IGmU3PufkuIAHHUwDlbV0YX8nbOtJIoUcRJKzEHHc2O_O_k3H2hNDOAjPoZj6Cac-sHoJ8DYlvKFDr5ewYrV2tlKQhBtU5k60QM6zncoDGAwsmovTPxKHtJ2OSA4uKINqEHUrbXAMRoGDOi_qVxkkZtXnlEd0yIVcCooF8LlQ09KxOZU2AoScM3rLlpVfk5XUdOh64HwKkBkQy8jr4jxUqEw3w6vD1O7HXqaGRWo3zrfRIi3ysj8hnS_t0G5OJe2dUMEFa_DuyXX27Fh3vx0hApt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4251733D5&tokenCaptchar=03AGdBq25nCPn5IVumXCT1lVQtDYdXIDK5jdsFzfdSprCUvroaWbWgsaEXgoJQ-gehgoAAtlIAwtjKBrBnuSUgUpvrh-UJzXKc9wpbnyLfOqcYwNRZFY3oImE1TH_alJNl3NbmbU1GhMDNT9H-_fwxYxho6oUU3Gpq7imdrp4uMJjqhcfZlWawGf0eKhmxGJ0ag-KjPNVh6eVHlfL8t9QpWeVrEI_2KBPqQVl9x4JSQsZG56b_y8vDdqWCg04uvqzdRkgADzM8Kv2L8E8rmJMnDJ51dT0vpF36SCHI_zppRkGZIBctFGomjb1YpVqaLwpVWIytnNtC8YoUvb2SV5zJom9nLAzbkts1Ycd533GJqETSTEC0gjJf17gOYTC3u0b3ms5W6iPP-EgyyUxNhCgaJtvbcCFXx5I_V4ATRGkcNh44jshQl6wkFq7RoRXzkSdyWuwaTAsI2-bOjk2w0aD0fB1QFEYmoEOwHQpt_BR
dc.description.abstractxThis study analyzes the way in which situations of contextualization and interdisciplinary yoccur in the questions that address the content of Acids and Bases of the blue test of Nature Sciences and their Technologies ENEM applied between the years 2009 and 2015. For that, a study was carried out in the official documents of this exam, besides the analysis of the questions, contemplating different ideas of contextualization and interdisciplinary, discussed by theoretical references in the field of education. The analysis revealed that the most explored contents refer to Chemical Reactions Chemical Equilibrium, Acid Strength and Hydrogenionic Potential (pH). Regarding the contextualization, it was observed that most of the issues deal with issues related to daily life and environmental focus. Regarding interdisciplinary, it was evidenced only in two questions, both issues present a relationship between the disciplines Chemistry and Biology.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AGOSTINHO, Juann Carlos Silva.pdf1,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons