Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40136
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | VASCONCELOS, Flávia Cristina Gomes Catunda de | - |
dc.contributor.author | AGOSTINHO, Juann Carlos Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-21T00:07:34Z | - |
dc.date.available | 2021-05-21T00:07:34Z | - |
dc.date.issued | 2017-01-19 | - |
dc.date.submitted | 2021-05-20 | - |
dc.identifier.citation | AGOSTINHO, Juann Carlos Silva. Contextualização e interdisciplinaridade evidenciadas nas questões sobre ácidos e bases na prova de ciências da natureza do ENEM. Caruaru: O Autor, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40136 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho analisa como ocorrem as situações de contextualização e interdisciplinaridade nas questões que abordam o conteúdo de Ácidos e Bases da prova azul de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM, aplicado entre os anos 2009 e 2015. Para tal, foi realizado um estudo nos documentos oficiais desse exame, além da análise das questões, contemplando diferentes ideias de contextualização e interdisciplinaridade, discutidas por referenciais teóricos no âmbito da educação. A análise revelou que os conteúdos mais explorados se referem às Reações Químicas Equilíbrio Químico, a Força dos Ácidos e Potencial Hidrogeniônico (pH). Em relação à contextualização, observou-se que a maioria das questões aborda assuntos relacionados com o cotidiano e enfoque ambiental. Já em relação à interdisciplinaridade, foi evidenciada apenas em duas questões, ambas as questões apresentam relação entre as disciplinas Química e Biologia. | pt_BR |
dc.format.extent | 54p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | pt_BR |
dc.subject | Ácidos | pt_BR |
dc.subject | Bases (Química) | pt_BR |
dc.subject | Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil) | pt_BR |
dc.title | Contextualização e interdisciplinaridade evidenciadas nas questões sobre ácidos e bases na prova de ciências da natureza do ENEM. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4404362J5&tokenCaptchar=03AGdBq24Gb4W5m0tRYrjv18I_l0H91RjAQyo7eyJbcs3ieDoBGUUtPV_uA5UBys-uxsPX59JWfz1ShStPtQmy5ko8Tl0bag4P0ANizgCxyaegpioIBBIX15kDbjYdxWwrZeQ6upferejyMEkgVjaOtok77IOaUSQEwFyIoDsy0z2YAQbOYSe-FAS-PNlttksb5Gm6vbQ62uC9IGmU3PufkuIAHHUwDlbV0YX8nbOtJIoUcRJKzEHHc2O_O_k3H2hNDOAjPoZj6Cac-sHoJ8DYlvKFDr5ewYrV2tlKQhBtU5k60QM6zncoDGAwsmovTPxKHtJ2OSA4uKINqEHUrbXAMRoGDOi_qVxkkZtXnlEd0yIVcCooF8LlQ09KxOZU2AoScM3rLlpVfk5XUdOh64HwKkBkQy8jr4jxUqEw3w6vD1O7HXqaGRWo3zrfRIi3ysj8hnS_t0G5OJe2dUMEFa_DuyXX27Fh3vx0hA | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4251733D5&tokenCaptchar=03AGdBq25nCPn5IVumXCT1lVQtDYdXIDK5jdsFzfdSprCUvroaWbWgsaEXgoJQ-gehgoAAtlIAwtjKBrBnuSUgUpvrh-UJzXKc9wpbnyLfOqcYwNRZFY3oImE1TH_alJNl3NbmbU1GhMDNT9H-_fwxYxho6oUU3Gpq7imdrp4uMJjqhcfZlWawGf0eKhmxGJ0ag-KjPNVh6eVHlfL8t9QpWeVrEI_2KBPqQVl9x4JSQsZG56b_y8vDdqWCg04uvqzdRkgADzM8Kv2L8E8rmJMnDJ51dT0vpF36SCHI_zppRkGZIBctFGomjb1YpVqaLwpVWIytnNtC8YoUvb2SV5zJom9nLAzbkts1Ycd533GJqETSTEC0gjJf17gOYTC3u0b3ms5W6iPP-EgyyUxNhCgaJtvbcCFXx5I_V4ATRGkcNh44jshQl6wkFq7RoRXzkSdyWuwaTAsI2-bOjk2w0aD0fB1QFEYmoEOwHQ | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study analyzes the way in which situations of contextualization and interdisciplinary yoccur in the questions that address the content of Acids and Bases of the blue test of Nature Sciences and their Technologies ENEM applied between the years 2009 and 2015. For that, a study was carried out in the official documents of this exam, besides the analysis of the questions, contemplating different ideas of contextualization and interdisciplinary, discussed by theoretical references in the field of education. The analysis revealed that the most explored contents refer to Chemical Reactions Chemical Equilibrium, Acid Strength and Hydrogenionic Potential (pH). Regarding the contextualization, it was observed that most of the issues deal with issues related to daily life and environmental focus. Regarding interdisciplinary, it was evidenced only in two questions, both issues present a relationship between the disciplines Chemistry and Biology. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Química | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AGOSTINHO, Juann Carlos Silva.pdf | 1,29 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons