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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40136

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Título: Contextualização e interdisciplinaridade evidenciadas nas questões sobre ácidos e bases na prova de ciências da natureza do ENEM.
Autor(es): AGOSTINHO, Juann Carlos Silva
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino; Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação; Ácidos; Bases (Química); Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil)
Data do documento: 19-Jan-2017
Citação: AGOSTINHO, Juann Carlos Silva. Contextualização e interdisciplinaridade evidenciadas nas questões sobre ácidos e bases na prova de ciências da natureza do ENEM. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: O presente trabalho analisa como ocorrem as situações de contextualização e interdisciplinaridade nas questões que abordam o conteúdo de Ácidos e Bases da prova azul de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM, aplicado entre os anos 2009 e 2015. Para tal, foi realizado um estudo nos documentos oficiais desse exame, além da análise das questões, contemplando diferentes ideias de contextualização e interdisciplinaridade, discutidas por referenciais teóricos no âmbito da educação. A análise revelou que os conteúdos mais explorados se referem às Reações Químicas Equilíbrio Químico, a Força dos Ácidos e Potencial Hidrogeniônico (pH). Em relação à contextualização, observou-se que a maioria das questões aborda assuntos relacionados com o cotidiano e enfoque ambiental. Já em relação à interdisciplinaridade, foi evidenciada apenas em duas questões, ambas as questões apresentam relação entre as disciplinas Química e Biologia.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40136
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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