Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40136
Compartilhe esta página
Título: | Contextualização e interdisciplinaridade evidenciadas nas questões sobre ácidos e bases na prova de ciências da natureza do ENEM. |
Autor(es): | AGOSTINHO, Juann Carlos Silva |
Palavras-chave: | Química - Estudo e ensino; Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação; Ácidos; Bases (Química); Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil) |
Data do documento: | 19-Jan-2017 |
Citação: | AGOSTINHO, Juann Carlos Silva. Contextualização e interdisciplinaridade evidenciadas nas questões sobre ácidos e bases na prova de ciências da natureza do ENEM. Caruaru: O Autor, 2017. |
Abstract: | O presente trabalho analisa como ocorrem as situações de contextualização e interdisciplinaridade nas questões que abordam o conteúdo de Ácidos e Bases da prova azul de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM, aplicado entre os anos 2009 e 2015. Para tal, foi realizado um estudo nos documentos oficiais desse exame, além da análise das questões, contemplando diferentes ideias de contextualização e interdisciplinaridade, discutidas por referenciais teóricos no âmbito da educação. A análise revelou que os conteúdos mais explorados se referem às Reações Químicas Equilíbrio Químico, a Força dos Ácidos e Potencial Hidrogeniônico (pH). Em relação à contextualização, observou-se que a maioria das questões aborda assuntos relacionados com o cotidiano e enfoque ambiental. Já em relação à interdisciplinaridade, foi evidenciada apenas em duas questões, ambas as questões apresentam relação entre as disciplinas Química e Biologia. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40136 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AGOSTINHO, Juann Carlos Silva.pdf | 1,29 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons